#FICADICAMARQUES

Vantagens de se ter uma área de lazer completa

Muitas pessoas têm a impressão de que a vida em apartamento é restritiva demais para o gosto delas. Algo como morar em uma gaiola, apertado entre paredes e com desconhecidos vivendo acima, abaixo e nos lados em total impessoalidade. É uma perspectiva triste, deve-se dizer.

Uma realidade totalmente diferente — e que agrada até os mais ciosos de sua privacidade — é a vida em condomínio. Especialmente aqueles que dispõem de uma completa estrutura de lazer. É como habitar em uma pequena comunidade fechada, mas, diferente de muitos lugares, amplamente abastecida com tudo o que precisamos para aproveitar o melhor da vida: desfrutar de atividades saudáveis e de momentos agradáveis em família.

Por isso, caso você esteja avaliando se mudar, inclua a existência de uma área de lazer no condomínio em sua coluna de “prós”. Abaixo, vamos apresentar os principais motivos por que essa decisão se faz acertada. Confira só:

Praticidade

O primeiro bônus de quem opta por um condomínio equipado com uma completa estrutura de lazer está na praticidade. Pense em quantas vezes você planejou começar na academia, mas foi empurrando a decisão “de barriga” pelo simples fato de não ter tempo para se inscrever no estabelecimento mais próximo.

Ou ainda, quantas caminhadas ou corridas desistiu de fazer por não encontrar um local aprazível por perto. São os gargalos da rotina louca que levamos, uma sequência de compromissos que nos desestimula e faz com que evitemos adotar hábitos mais saudáveis face à menor dificuldade.

E isso se reflete em outras instâncias de nosso cotidiano. O final de semana chega, a companhia ou as crianças desejam um pouco de distração e você sem vontade de tirar o carro da garagem. Claro que, em muitas situações, pedir algo para comer e abrir um bom vinho resolve. Mas e se você pudesse simplesmente descer e levar as crianças para correr um pouco no parquinho logo ao lado do seu bloco? Acredite, meu caro, essa facilidade não tem preço.

Assim como vale ouro dar início a uma rotina mais saudável e menos estressante sem nem precisar sair da segurança de seu condomínio. Curtir um pouco de ar puro ou suar na esteira alguns minutos para afastar a tensão. Ou simplesmente dispor de um local agradável para abrir um bom livro e relaxar.

Os condomínios mais completos têm tudo isso: playground, piscina, quadras poliesportivas, área verde, salão de festa, espaço gourmet e academia. É ou não é uma vantagem e tanto?

Integração

Talvez você não seja do tipo mais sociável, mas seus filhos, muito possivelmente, são. E que melhor maneira de deixá-los se relacionando e colecionando amigos do que no espaço comum do condomínio? Todo residencial possui moradores com crianças de todas as idades, o que possibilita um ambiente perfeito para os pequenos exercitarem a sociabilidade e cultivarem amizades duradouras.

Sabe como é: manter as crianças enfurnadas dentro do apê é de deixar os nervos à flor da pele. Por isso, libere-os para aproveitar a quadra e o parquinho do bloco com os colegas. O mais importante é que eles se manterão debaixo de suas vistas.

Na temporada e, consequentemente, nas férias, essa disponibilidade de atividades ao ar livre se torna ainda mais importante. Na impossibilidade de viajar para a praia ou de encontrar um clube por perto, a piscina do condomínio se converte na mais perfeita tábua de salvação.

Agora, se você não for um completo “lobo solitário”, também tem muito a ganhar com a área de lazer do condomínio. Além das atividades fitness mencionadas no item acima, podemos juntar a turma do bloco para uma pelada, um carteado ou um churrasco no espaço gourmet. Para quem não dispensa uma reunião de amigos e um bom churrasco, esse incremento na estrutura de lazer de seu condomínio é o que faz o investimento valer a pena.

Tranquilidade

Entre tantos motivos para alguém querer morar em condomínio, a tranquilidade que o arranjo confere aparece no topo. Você tem total sensação de segurança e sabe que sua família também desfruta do mesmo sentimento. Tudo é devidamente monitorado, toda presença de fora criteriosamente registrada e todos os rostos são bastante familiares.

Então, quando esse ambiente oferece opções de lazer variadas, você se sente grato em saber que seus filhos poderão brincar ou se encontrar com a turma (no caso dos adolescentes) dentro dos limites dessa área protegida. Não que, em algum momento, seus rebentos não sairão de debaixo de suas asas, ou que não possam explorar outros lugares. No entanto, quanto mais tempo você poder ficar com eles e quanto mais fácil for dispor desse tempo em família, melhor para todos, não é verdade?

Além disso, a comunidade que se forma em condomínio possibilita que vizinhos se revezem na tarefa de cuidar das crianças, o que auxilia no estreitamento dos laços de amizade. E não se pode desprezar o suporte que a equipe de funcionários do residencial pode nos oferecer.

Economia

Esse é um ponto interessante e deve ser visto sob dois aspectos. O primeiro diz respeito à economia de tempo, esse ativo tão raro nos dias de hoje. Com uma estrutura de lazer no condomínio, muitas tarefas se pode iniciar em questão de minutos. Nada de tirar o carro da garagem para ir ao clube ou à academia nem para levar os filhos até o parque. Esse tempo que se perderia caçando estacionamento pode ser gasto de forma mais proveitosa, fazendo valer cada minuto escasso que se tem ao final de cada expediente.

O outro aspecto é o da economia de “din-din” mesmo. Além da gasolina e da tarifa de estacionamento, coloque aí na sua planilha: mensalidade da academia, taxa do clube, a sua parte na quadra onde a turma faz os “rachões” de futebol e a conta do boteco. Tudo isso você tem quase sem custo em seu condomínio.

Sim, quase, porque para o uso das áreas comuns existe uma tarifa de uso, para ser aplicada na manutenção e na diária. Mas, por um preço muito módico, você pode manter sua rotina de exercícios e reunir o pessoal para um churrasco. Prático, não? E econômico.

Valorização

Seu condomínio é tão incrível que você nem sonha em se mudar? É perfeitamente compreensível, mas as coisas mudam e, um belo dia, nos vemos forçados a buscar outros ares. Nesse caso, é reconfortante saber que, dada a procura das pessoas por residenciais com completa estrutura de lazer, o seu imóvel valorizou consideravelmente. Faz todo sentido: quanto mais completo o empreendimento, mais atrativo será.

E, com esse bônus econômico em mãos, você se habilita a encontrar outro local especial. Só não esqueça de conferir se há área de lazer no condomínio — pois isso, como você viu, faz toda a diferença!

Esperamos que você tenha gostado do tema deste post. Mas saiba que não esgotamos o assunto. Aliás, queremos aproveitar para convidá-lo a continuar nessa “vibe” pois na próxima semana vamos conferir quais opções de lazer um condomínio “top” deve dispor.