#FICADICAMARQUES

Checklist da mudança: como fazer?

check list de mudança

Realizar uma mudança é, normalmente, uma tarefa empolgante. Pode significar que, após intermináveis meses, aquele imóvel adquirido na planta foi finalmente entregue, que os dias de aluguel chegaram ao fim ou simplesmente que você arranjou um apê mais do seu jeito e perto de tudo.

Mas ao lado de tanta excitação tem a questão da trabalheira que a mudança dá. É um tal de carregar móveis, empacotar uma infinidade de coisas, arranjar-se com a equipe que fará o transporte e por aí vai. Sem falar que, nessas horas, a gente descobre que possui mais quinquilharias do que imaginava. Como arranjar espaço, visto que o novo apartamento é menor?

A primeira coisa a se fazer para resolver todos esses problemas é preparar uma boa checklist. Afinal, uma mudança envolve várias etapas e tarefas a cumprir. Ou seja, exige planejamento. Se não colocarmos tudo na ponta do lápis, corremos o risco de esquecer coisas importantes e perder um tempo precioso (além de se irritar um bocado).

Por isso, antes de mais nada, providencie uma checklist da mudança. Não sabe muito bem como proceder, quais itens considerar ou que ordem de eventos seguir? Não se preocupe, pois este post vai dar algumas ideias sobre como preparar uma lista de tarefas eficiente. Então, continue com a gente.

Não deixe as coisas para a última hora

Em um mundo perfeito, essa primeira dica não teria razão de existir. Afinal, todo mundo sabe que tarefas importantes (e trabalhosas) devem ser feitas com antecedência. É o princípio do planejamento. O problema é que, na prática, a coisa desvirtua. O tal do empurrar de barriga, ao qual o brasileiro parece ter se especializado.

Por isso, ponha na cabeça o seguinte: antecipe a sua mudança em algumas semanas. Um mês antes, pelo menos, você já tem que começar a planejar as etapas — e é aí que entra a checklist. Anote os passos que deve seguir e se atenha ao planejamento, revisando as tarefas para ter certeza de que não deixou nada para trás.

Municie-se de papéis, fitas e caixas

Um item essencial em qualquer projeto de mudança são as caixas de papelão. Nelas serão acumuladas todas as miudezas que dão sentido ao nosso cotidiano; tudo o que possuímos em casa, excetuando-se os móveis e utensílios de maior porte.

Como existe muita coisa que se pode ir empacotando sem que isso interfira na rotina diária, não deixe de obter as caixas com alguma antecedência — uns 25 dias antes está de bom tamanho. Dá para comprá-las em alguma papelaria ou pedir no supermercado.

Não deixe de, ao passar na papelaria, adquirir outros itens importantes, como rolos de fita adesiva, canetões para marcar as caixas e embalagens para acomodar objetos frágeis, como louças, lâmpadas e peças de decoração. Entre as opções disponíveis temos o famoso plástico bolha, as folhas de jornal e os papéis manilha ou kraft (pardo).

Pratique o desapego

Mudar-se é uma boa oportunidade para fazer um levantamento de suas posses e descartar itens que já não têm serventia. Como todos sabemos, ao longo da vida vamos acumulando coisas que relutamos em deixar para trás, mas que, se pensarmos bem, já cumpriram com o seu papel.

Isso é especialmente verdadeiro para as roupas. Entra estação, sai estação, lá estão elas, impávidas em seus cabides, sem que ninguém as tire de lá uma vez sequer. Por isso, anote em sua checklist essa tarefa, que deve ser feita a uns vinte dias da mudança: separe as roupas que já não usa, os brinquedos que as crianças deixaram de lado faz tempo e os móveis que você pretende aposentar, e os encaminhe para adoção. Alguém vai adorar essa notícia.

Comece a pôr a mão na massa

Com quinze dias de antecedência é possível começar a empacotar a mudança. Embale os itens que não são de uso cotidiano e anote o conteúdo na superfície da caixa para não correr o risco de bagunçar toda a logística no momento de desempacotar. Inclusive, acrescente à descrição o nome do cômodo ao qual a caixa pertence. Assim, evitamos embaralhar as caixas ou depositá-las nos lugares errados.

Marque as caixas com números de 1 a 3, estabelecendo uma escala de prioridade, para que saiba o que será necessário desempacotar primeiro. Deixe-as abertas até quatro dias antes da mudança, que modo que possa acrescentar ou retirar itens. Você também pode fazer recortes nas laterais para servir de alças e facilitar o transporte.

Comunique a mudança de endereço

O próximo item de sua checklist da mudança é o “aviso aos navegantes”. Com dez dias você já pode começar a agendar a transferência de alguns serviços, como tevê a cabo, telefone e internet, para o novo endereço. Também convém comunicar a mudança ao banco e aos credores, de modo que suas contas não extraviem.

Leve consigo os documentos

Verdade seja dita, seu primeiro movimento, ao iniciar os preparativos para a mudança, é contratar uma empresa de mudança confiável. A menos que todas as suas coisas caibam no porta-malas do carro, será preciso dispor de um caminhão para o frete.

Isso não quer dizer que tudo deverá ser deixado para que o pessoal da empresa carregue. Algumas coisas podem muito bem ser acomodadas no banco traseiro do seu carro. Por exemplo, suas roupas, que poderão ser colocadas dentro de malas de viagem para que você as leve consigo no dia da mudança.

O mesmo deve ser feito com documentos, dinheiro e objetos de valor. Coloque tudo em uma caixa, anote por fora “levar no carro” e mantenha o conteúdo à vista o tempo inteiro.

Procedimentos finais

A uma semana do “dia D”, é hora de resolver os detalhes. A essas alturas, quase tudo já foi desmontado e embalado. É hora de reservar um kit com os objetos necessários logo que chegar ao novo endereço: pratos e talheres, materiais de limpeza, escovas, creme dental e outros itens de toalete.

É momento também de entrar em contato com o administrador do condomínio ao qual se mudará para saber quais os horários permitidos para encostar o caminhão da mudança e acertar os detalhes. Aproveite para levar suas roupas de cama para a lavanderia, deixando tudo prontinho para o novo quarto. Revise as caixas e comece a lacrá-las.

Faltando dois dias para a mudança, descongele o freezer e a geladeira, dê uma limpeza e prepare-os para o transporte. Finalmente, no dia imediatamente anterior ao adeus ao velho apê, tire os eletrodomésticos da tomada.

Enfim, chegou o grande dia! A equipe de mudança já abasteceu o caminhão, seus documentos, objetos de valor e itens essenciais já estão no carro, falta fazer uma última checagem no antigo endereço: revise os mostradores de água e energia do prédio, veja se tudo está em ordem, agradeça seu antigo lar pelos momentos felizes e despeça-se. Deixe as chaves com o responsável e “partiu vida nova”!

Como você pôde notar, “trocar de ninho” envolve uma série de providências. Por isso, não deixe de fazer uma checklist da mudança e segui-la com atenção. Com isso, você evita percalços em seus primeiros dias no novo endereço e começa essa próxima etapa com o pé direito!

Esperamos que tenha gostado deste post. Para finalizar, que tal conhecer sete aplicativos para ajudar na organização da casa? Já que você está recomeçando, nada melhor do que assumir algumas rotinas que facilitam o dia a dia, correto? Então, dê um clique aí no link e boa leitura!