#FICADICAMARQUES

Inspire-se com arquitetura e decoração em frente à sua tevê

séries de tv

Assistir a séries de tevê não é somente um passatempo cada vez mais popular — graças à quantidade quase infinita de produções existente nos canais a cabo e de streaming —, mas uma maneira de aprender sobre assuntos que nos interessam.

Um exemplo são as séries de arquitetura e decoração. De pano de fundo e recurso cenográfico para histórias de todos os gêneros a tema central da atração, tem programa para todos os gostos.

Dá para ficar só admirando a classe de construções imponentes nos lugares mais incríveis do planeta, viajar nas ideias de arquitetos e designers de interiores famosos ou até aprender a deixar o próprio apê um pouco mais estiloso — sem contar a possibilidade de ficar “pescando” referências em nossas séries preferidas.

Para mostrar como o mundo décor e de construção de casas está bombando nos canais de tevê por assinatura, selecionamos algumas séries que você, fã desse fascinante universo, deveria começar a maratonar (se já não o faz). Então, relaxe na poltrona e prepare a pipoca que já vamos começar:

Reforma de Casais

Quem nunca planejou uma reforma ou redecoração e descobriu que suas ideias batiam de frente com as de sua cara-metade? Pois é justamente esse dilema conjugal o tema de “Reforma de Casais”, do canal GNT.

A cada episódio o reality traz ao estúdio um casal em conflito e destaca decoradores profissionais para ajudar a concretizar o sonho de cada ponta do contrato matrimonial. Eles criam duas réplicas do cômodo desejado, decoradas conforme o gosto dos contendores, e uma comissão julgadora — normalmente escalada entre amigos, parentes e padrinhos de casamento — escolhe a sua mudança preferida.

Detalhe: sem saber quem ajudou a decorar qual. A atração estreou em 2017 e levou vinte episódios ao ar. Você pode assistir a todos eles no GNT play.

Irmãos à Obra

Sucesso da programação do canal Discovery Home&Health — com duas temporadas também disponíveis na Netflix — “Irmãos à Obra” é um clássico do segmento. Protagonizada pelos gêmeos Jonathan e Drew Scott, a melhor série de lifestyle do Canadian Screen Awards 2018 entrou em sua oitava temporada este ano e parece ter ainda muita lenha para queimar.

Jonathan é empreiteiro, enquanto que Drew faz corretagem de imóveis. Juntos, eles se dedicam a encontrar casas ideais para seus clientes, o que geralmente significa realizar reformas rigorosas em imóveis subestimados sob condições de orçamento ainda mais extremas. O resultado é, invariavelmente, inspirador.

Movimento Tiny House

Se você acha que o seu apartamento é um cubículo, espere até conhecer algumas das casas do reality “Movimento Tiny House”, que estreou na Netflix este ano. A atração pega carona na tendência norte-americana de substituir aquelas enormes residências, que nos acostumamos a ver nos filmes, por microcasas, espaços com não mais do que 50 metros quadrados.

Na série, que está na primeira temporada e tem sete episódios, os especialistas em reformas Zack Griffin e John Weisbarth viajam pelos Estados Unidos criando espaços incríveis e totalmente ao gosto de seus clientes. Quem curte um estilo de vida mais alternativo na certa vai se identificar!

As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

A Netflix tem se consolidado como um paraíso para amantes de séries de arquitetura e decoração. O cardápio de títulos é variado, assim como a procedência. “As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”, por exemplo, é uma realização britânica, produzida para a BBC em janeiro de 2017 e que está na terceira temporada.

A minissérie acompanha o arquiteto Piers Taylor e a atriz fã de arquitetura Caroline Quentin em viagens pelo mundo para documentar as casas mais fora de série que existem. De joias do design a estruturas completamente delirantes, não tem como não se embasbacar com a capacidade de criação do gênero humano. Incrível.

Decora

“Decora” é daqueles tipos de programa que deixam a gente com vontade de dar uma geral no apê. Atualmente comandada pelo arquiteto Maurício Arruda, a atração do canal GNT está em sua 13ª temporada e, a cada episódio, seleciona as histórias de família mais interessantes e os projetos mais desafiadores, tendo como premissa a possibilidade de transformar os espaços de nossas casas com ideias bacanas e inspiradoras.

Reforma em Família com Karen e Mina

Quem tem uma queda pelos projetos de DIY (“faça você mesmo”) vai gostar de acompanhar as peripécias de Karen Laine e Mina Starsiak, que têm uma série para chamar de sua no Discovery Home&Health. Mãe e filha, as duas estrelam “Reforma em Família com Karen e Mina”, série de onze episódios que entrou na programação do canal em maio deste ano.

O reality acompanha as duas enquanto elas descobrem residências abandonadas e caindo aos pedaços na cidade onde vivem (Indianápolis) e as recuperam por meio de reformas completas. Quando necessário, as duas empunham marretas e põem o que precisa abaixo. Ted, o irmão de Mina, também dá uma mãozinha.

The Great Interior Design Challenge

“Encontrar os melhores designers de interiores amadores da Grã-Bretanha” é o objetivo da competição anual “The Great Interior Design Challenge”, competição anual que a BBC de Londres transmite desde 2014 (tem duas temporadas na Netflix). A cada episódio, os competidores são desafiados a criar soluções para modificar espaços usando a criatividade e escassos recursos.

Big Dreams, Small Spaces

Quem não vive senão cercado por plantas (aqui você conhece algumas muito boas para se ter em apartamento) já deve ter se ligado na série “Big Dreams, Small Spaces”, que a Netflix disponibiliza em seu catálogo, com três temporadas disponíveis.

Mais uma produção da BBC, o reality mostra histórias inspiradoras de pessoas que amam seus jardins, contadas por Monty Don, um paisagista, escritor e apresentador de televisão britânico que viaja pelo interior do Reino Unido auxiliando jardineiros amadores a realizarem seus grandes sonhos em espaços minúsculos.

Santa Ajuda

Não há bagunça que resista ao toque de Micaela Góes. A personal organizer estrela “Santa Ajuda”, reality do GNT que há cinco anos auxilia desorganizados inveterados a deixar a casa, escritório ou estúdio em ordem.

Esse é só um aperitivo. Se zapear pelos serviços de streaming ou cabo, dá para ver que tem muita série de arquitetura e decoração para se inspirar, aprender truques ou simplesmente sonhar com obras fantásticas e as histórias incríveis que estão por trás delas.

E se você achou que essa última dica está fora de contexto, saiba que ela foi uma maneira esperta de puxarmos a brasa para o nosso post sobre como organizar o closet e livrar-se da bagunça. Pois é, sabíamos que você estava mesmo precisando dessa ajuda. Então, clique aí em cima e aproveite as dicas!