Mercado imobiliário

Como comprar um apartamento usando o FGTS

Comprar um apartamento será mais fácil se você usar o FGTS. Ao longo dos seus anos de carreira, as empresas em que você trabalhou depositaram mensalmente 8% do seu salário em uma conta.
O acumulado de todo esse dinheiro é o seu FGTS, um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada desde 1988.

Em São Paulo, por exemplo, você pode usar o FGTS para comprar um apartamento de até 1 milhão e meio de reais. Nem sempre foi assim, o governo aumentou o limite este ano. Antes, para usar o fundo no financiamento o valor máximo do imóvel na cidade não poderia passar de 950 mil reais.

Mas, atenção, para conseguir utilizar esse saldo você precisa estar enquadrado em algumas regras:

  • Precisa ter trabalhado pelo menos três anos sob o regime do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Não pode ser proprietário em percentual superior a 39,99% de imóvel residencial situado no Município, Município Limítrofes ou Região Metropolitana, em que pretende adquirir o imóvel;
  • O local de trabalho deverá ser no mesmo município ou em município limítrofe do local de aquisição;
  • Não possuir imóvel financiado pelo SFH ativo em qualquer parte do país;

Se você já possui um financiamento pelo SFH ativo e não usou os recursos do FGTS, você poderá utilizá-lo para amortizar o saldo devedor, reduzir o valor  das prestações que já estão sendo cobradas ou quitar totalmente a dívida.

Para consultar o saldo do seu FGTS é só conferir o valor nas cartas enviadas para a sua casa pela CAIXA, a cada dois meses. Você pode também acessar o extrato do FGTS pela internet (www.caixa.gov.br) ou pelo telefone 0800 726 02 07.

No entanto, para que esse processo todo de compra e financiamento não dê um nó na sua rotina, conte com a ajuda da Marques Construtora. Eles irão te orientar e indicar, caso a caso, quais são os documentos que você precisa ter em mãos para que a compra do apartamento dos seus sonhos seja rápida e descomplicada!