Dicas Práticas

Quais as melhores raças de cachorros para apartamento?

cachorro para apartamento

Viver em apartamento oferece uma série de vantagens — assim como certas restrições. Entre estas últimas, talvez a principal se aplique à presença de pets no imóvel. Não é todo bichinho de estimação que se dá bem nesse tipo de moradia.

Em razão das regras do condomínio, da espécie ou personalidade do animal, o convívio muitas vezes fica complicado. Por isso, muita gente, ao se mudar de uma casa para um apê, se vê diante da triste tarefa de achar um novo lar para seu companheiro de quatro patas.

Acontece pouco com os gatos, mas é comum acontecer com cachorros. Os maiores em especial. Os agitados e barulhentos também.

Isso significa que você tem que escolher entre morar em apartamento e ter um cão em casa? Na verdade, não. Se ainda não possui e gostaria de alegrar seu lar com um simpático pet, saiba existe o que podemos chamar de cachorro para apartamento.

Não, não são raças criadas com a finalidade exclusiva de viver em prédios. Mas é como se fossem, uma vez que se adaptam muito bem ao ambiente. Alguns, para os vizinhos, é como se nem estivessem em casa.

Quer saber quais as melhores raças de cachorros para apartamento? Conheça-as a seguir:

Pug

Alguns o consideram absolutamente fofinho; outros, levemente bizarro. Mas ninguém contesta a sua simpatia. O Pug (lembra do filme “MIB — Homens de Preto”?) é um cãozinho originário da China que está entre as raças mais antigas que existem. Mede entre 20 e 30 centímetros e é extremamente dócil. Inteligente e muito apegado aos donos, é ideal para se ter dentro de casa.

O único problema é que o Pug, por ter o focinho bem achatado, não possui grande capacidade cardiorrespiratória. Isso quer dizer que sua saúde é um tanto delicada. Por outro lado, como não aguenta exercícios puxados, fica muito à vontade em apartamentos menores.

Yorkshire Terrier

Quem tem alergia a cães e por isso sempre se manteve distante deles — ainda que a contragosto —, precisa saber que o pequenino Yorkshire possui uma pelagem muito parecida com o cabelo humano, o que faz dele uma espécie de “pet antialérgico”.

Natural da cidade inglesa da qual herdou seu nome, o “Yorkie” é bastante ativo, amigável e fácil de adestrar. Adapta-se facilmente à rotina da casa e desenvolve uma boa relação com outros animais. Não necessita de muito exercício, mas topa um bom passeio, se acomodando quietinho dentro de uma bolsa de transporte.

Chihuahua

Comumente associado ao México em seriados e longas de desenho animado, o popular Chihuahua tem fama de “estressadinho”, mas essa é uma caracterização injusta. Na verdade, os exemplares da menor raça de cães do mundo são companheiros e amistosos. Por isso, dão um ótimo cachorro para apartamento.

Não é, também, um pet que exija muito cuidado. Umas duas ou três escovadas em seu pelo curto por semana e está resolvido. Fora isso, vale mencionar que o Chihuahua curte passeios e se dá bem com outros bichos. Alguns são um pouco enciumados, o que pode exigir certo pulso firme na educação.

Poodle Toy

Falando em popularidade, não podemos deixar de mencionar o esperto Poodle, talvez um dos mais conhecidos “cães de madame” que se tem notícia. Em seu “modelo” Toy, é uma aquisição perfeita para quem vive em apartamento. Isso porque esse cãozinho originário da Alemanha se adapta facilmente a qualquer ambiente.

Bastante ativo, o Poodle é um cão inteligente e fácil de treinar. Porém, requer atenção, pois necessita se exercitar com regularidade. Seu pelo também pede cuidados, de forma a não embaraçar. O ideal é que se mantenha a tosa em dia.

Buldogue Francês

O robusto Buldogue Francês é um cão de porte médio. Mesmo assim, é bastante adotado como cachorro para apartamento. A principal razão é que esse sujeito de cara enrugada não é de muito agito. Seu principal “esporte” é passar o dia largado em cima do sofá, não exigindo muito espaço para se acomodar.

Além disso, o Buldogue é muito amigável, especialmente com crianças. Por outro lado, pede manutenção constante, pois tem a saúde precária. É importante que se tenha especial cuidado com as dobras do focinho e os olhos. Também é propenso à obesidade, sendo recomendável um passeio diário, mas sem exageros (devido ao focinho achatado, ele não respira muito bem).

Maltês

Esse parece um bichinho de pelúcia de tão fofo que é. Mas não é só isso: o Maltês é um companheiro de primeira para quem vive em apartamento, pois se vira muito bem em espaços reduzidos e curte uma boa brincadeira. Originário da ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, é uma das raças do tipo “toy” mais antigas da Europa e hoje goza de grande popularidade entre os amantes de pets.

Outras características do Maltês: é inteligente e fácil de adestrar. Assim como o Yorkshire, é ideal para alérgicos a cães, uma vez que o pelo se assemelha ao cabelo humano. Por outro lado, pode ser um pouco impaciente com crianças.

Lhasa Apso

Outro campeão de popularidade, o Lhasa Apso é facilmente confundido com o Shih Tzu, com o qual compartilha de uma herança comum. O primeiro tem a sua origem no Tibete e é considerado um bom companheiro para pessoas de todas as idades. É ativo e aventureiro, mas se satisfaz com um passeio no jardim ou um bom cochilo no sofá.

Como não é talhado para viver ao ar livre, se adapta com facilidade à vida em apartamento. Contudo, devido à pelagem comprida, necessita de tosa constante. E não esqueça de desembaraçar o pelo antes de banhá-lo.

Shih Tzu

O Shih Tzu surgiu na China e por muito tempo viveu nos salões da realeza de seu país. Resultado do cruzamento do Lhasa com o Pequinês, o Shih Tzu é bastante apreciado por moradores de apartamento em virtude do tamanho, docilidade e animação — embora possa ser um pouco teimoso.

Assim como seu primo tibetano, o Shih Tzu exige escovadelas diárias no pelo, além de cuidados com a sua saúde (costuma ter problemas respiratórios em razão do focinho curto) e exercícios constantes.

Agora que você já conhece as principais raças de cachorro para apartamento, é com você. Só não esqueça de procurar um criador confiável e de construir uma relação saudável com seu pet. Reserve tempo para passeios e evite deixar o bichinho muito tempo confinado no apê. O resto é só alegria!

Falando em relação saudável, que tal conhecer algumas práticas de boa convivência em condomínio? Neste post reunimos dicas importantes para você viver de bem com seus vizinhos. Portanto, não deixe de ler!

Veja mais em nosso painel no Pinterest.