Dicas de Organização

Colocando ordem na casa: dicas de organização da cozinha

organização da cozinha

Mesmo quem não é fã ou não leva muito jeito com as panelas compreende o valor que tem preparar aquela comidinha no capricho para uma ocasião especial. Sabe como é: você acorda naquele espírito “Master Chef”, fuça na internet uma receita bacana e resolve fazer uma surpresa para o “mozão”.

E tudo ia muito bem até você perceber que sua cozinha parece um planeta desconhecido. Não que precise pisar mais vezes nesse local, mas o fato é que a coisa está uma bagunça. Não dá para encontrar uma caçarola, uma faca e, a propósito, onde foi parar o maldito saleiro?!

Vamos combinar: preparar uma refeição pode ser uma maravilha, mas, se as ferramentas não estão à mão ou você não sabe onde encontrar o que precisa, a empreitada caminha para o desastre. No mínimo, um estresse que não combina com o conceito de “cozinhar com amor”.

Antes que a situação fuja ao ponto, melhor começar a pensar na organização da cozinha. E olhe que sorte a sua: esse é justamente o assunto do post de hoje! Timing perfeito, não é mesmo? Você, que não perde uma novidade aqui do blog, deve ter percebido que o assunto da vez é colocar ordem na casa. Como o tema interessa a todo mundo (menos aos desleixados contumazes), a gente resolveu fazer uma série de artigos para deixar seu espaço no prumo, cômodo a cômodo.

Bom, então, hoje vamos de cozinha. Continue conosco e nunca mais perca o tempero. Acompanhe:

O mais necessário na frente

Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa clara: organização tem tudo a ver com funcionalidade. De nada adianta você dar aquela geral na cozinha, posicionar cada utensílio como se fosse uma parada militar, tudo devidamente alinhado, se quando precisar eles não estiverem ao seu alcance.

Aí é um tal de puxar uma cadeira, banqueta ou escadinha para alcançar o objeto lá no alto, um sobe e desce que combina mais com academia do que com tarefa doméstica. Portanto, evite essa furada.

Faça um inventário de tudo aquilo que você utiliza com mais frequência e posicione bem diante de suas vistas e mãos. Isso significa dizer que as prateleiras e gavetas mais acessíveis da cozinha devem ser ocupadas com os artigos do dia a dia, essenciais para a rotina diária.

Aqueles tupperwares que você descolou em uma liquidação faz mais de década e só usa quando algum parente leva uma sobra de almoço para casa podem ficar no alto do armário. Aliás, faça um favor a si mesmo(a) e se livre das bugigangas inúteis. Como nos sugere a guru da organização Marie Kondo, pratique o desapego.

Quem tem aqueles gavetões na bancada da cozinha sabe como, com o passar do tempo, ele acaba atulhado de plásticos variados: potes, copos, squeezes e uma série infinita de outros objetos que, sejamos francos, você sequer usa. Verifique qual o dia da coleta seletiva e despache o que não tem utilidade.

Utilize ganchos, barras e suportes de cozinha

Outra função da organização que convém ressaltar é a melhoria da estética: além de tornar o ambiente prático, é desejável que ele fique bonito, melhorando a nossa relação com o próprio lar.

Nesse quesito, pode-se aliar esses dois aspectos lançando mão de alguns itens bastante versáteis. O primeiro deles — e o mais simples — é o parafuso com formato de gancho. Esse objeto que você encontra facilmente em qualquer loja de ferragens e utilidades diversas serve para que penduremos utensílios de cozinha.

Basta fixar uma série deles na parte de baixo do armário aéreo ou da prateleira é pendurar as xícaras e canecas ou mesmo panelas e facas. Além de funcional, dá um charme rústico ao ambiente.

Se, por outro lado, rusticidade não combina com seu local de cozinhar, considere adquirir organizadores de inox. Essas barras e suportes de cozinha são práticos e possuem design e funções variadas. Dá para fixar algumas barras e ir inserindo ganchos para pendurar os utensílios ou adquirir combos, nos quais é possível acomodar quase tudo o que você precisa ter no momento em que for cozinhar.

Deixe os talheres em ordem

Gaveta de cozinha é um mundo estranho em si. Um limbo onde pequenos itens somem justo no momento em que são solicitados e reaparecem apenas quando já esquecemos que um dia existiram.

Não se trata, porém, de uma situação à qual devamos nos submeter. Na verdade, é muito simples colocar ordem nas gavetas da cozinha. A melhor dica é investir em divisórias. As casas do ramo possuem opções sob medida para que você armazene e categorize seus garfos, colheres e facas de forma racional e muito prática.

Caso esteja em uma fase de contenção de despesas, a solução é colocar a mão na massa e criar sua própria divisória — uma busca rápida na web vai revelar alguns tutoriais ensinando a construir organizadores para gavetas com técnicas de DIY e utilizando materiais baratos, como o papelão.

Uma maneira menos elaborada de resolver o problema é recorrer a caixas plásticas, que podem ser colocadas no fundo das gavetas ou mesmo no armário, caso sua cozinha não seja muito bem servida das primeiras. Convém, neste último cenário, usar uma caixa plástica com tampa.

Outro truque bacana para organizar os itens da gaveta é fixar em seu interior escorredores de louça. Assim você consegue pôr ordem em coisas como tampas de potes plásticos. O mesmo expediente pode ser usado para acomodar, dentro do armário, as tampas de panelas.

Crie nichos para os temperos

Além de essenciais para compor qualquer receita, os temperos conferem um certo colorido à cozinha, deixando a decoração do ambiente mais alegre e personalizada. Isso, óbvio, se não estiverem largados de qualquer maneira pela bancada ou no fundo da prateleira.

Um jeito melhor de acomodar os temperos, valorizando tanto a funcionalidade quanto a estética, é criando pequenos nichos para eles. Você pode fixar alguns cestos ou posicioná-los em um rack, desses feitos para pendurar em uma barra organizadora de inox. Fica muito bonito e organizado.

Por outro lado, dá para dispensar tudo isso e apenas utilizar uma bandeja onde pôr os temperos. Só não esqueça de arranjar uns vidros ou potes bem legais para eles, de maneira que a cor dos produtos sobressaia. Ah, também é importante etiquetar cada item. Assim, você não corre o risco de trocar uma coisa por outra e colocar seu assado a perder.

Por fim, policie-se ao máximo para não cair na tentação de bagunçar todo o barraco logo na refeição seguinte. O mantra da organização da cozinha deve ser “cada coisa em seu lugar, sempre”. Obedeça a essa regra de ouro e tudo ficará bem!

Esperamos que, com essas dicas, sua cozinha deixe de ser para sempre um ambiente hostil. Para realizar o mesmo feito nos outros cômodos não deixe de conferir os demais posts da série “Colocando ordem na casa”. Neste aqui você encontra algumas ideias para acabar de uma vez com a bagunça no quarto das crianças. Mãos à obra e boa leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso pinterest