Dicas de decoração

Dicas de como personalizar a sua cozinha

dicas-para-personalizar-a-sua-cozinha

Tem gente que não é muito fã de pisar na cozinha. Devem sua aversão ao fato de que, ali, se praticam algumas tarefas inglórias, como lavar a louça. Ou, então, é porque se ressentem de uma inabilidade atroz com as panelas, ao passo que pipocam no Instagram imagens esnobes de pratos feitos pelos colegas.

Mas deixemos de rabugice! Quer queiramos ou não, a cozinha é a alma do lar. Dali saem as refeições do cotidiano e os jantares especiais, quando recebemos amigos ou familiares para comer, beber e bater papo. E é também onde todo dia começa, com uma xícara de café quentinho, um beijo de bom dia e vamos correr que já estamos atrasados!

Mas o que talvez esteja faltando para reacender a chama da paixão entre você e sua velha cozinha seja uma boa repaginada. Convenhamos, ela anda meio caidinha: gavetas um pouco gastas, cores desbotadas, enfeites fora de moda e um aspecto geral que induz à apatia.

“Tudo muito bom, tudo muito bem. O problema é que ando me segurando, pois a grana está curta”. Realmente, quando o assunto é personalizar a cozinha, o céu é o limite. Todavia, podemos promover uma modificação bem bacana no ambiente apenas usando de criatividade, algum reaproveitamento de materiais e aquisições nem um pouco custosas.

Quer saber como fazer as pazes com a sua cozinha, deixando-a convidativa e com uma cara mais alegre? Simples: basta seguir lendo este post que tudo se esclarece. Então, vamos lá?

Comece dando nova aparência aos azulejos

Se existe um elemento que costuma ser definitivo em qualquer espaço, esse cara é o revestimento. Ninguém escolhe cuidadosamente um piso ou azulejo para arrancá-lo ao cabo de alguns meses. Por outro, é o mais sujeito a perder a graça com o tempo.

Em casos extremos, pode-se até pensar em substitui-los por uma cobertura mais moderna, mais na moda. Mas começamos este artigo assumindo que você não pensa em realizar grandes investimentos. Sendo assim, a solução precisa ser menos drástica.

A boa notícia é que temos alternativas que são, de fato, simplérrimas. A principal delas é a aplicação de adesivos do tipo vinílico, autocolantes, sobre a superfície azulejada. O processo de colagem é moleza e você tem uma grande variedade de estampas à disposição. Basta pesquisar na internet ou ir a alguma loja especializada e pronto. O resultado é, em geral, muito bom. Depois, quando o adesivo desgastar ou você se cansar da estampa, é só trocar.

Outra opção é aplicar uma demão de tinta especial para azulejos. Trata-se de uma alternativa especializada, mas que também rende excelente resultado. Falando nisso, o tópico a seguir sugere o uso de…

Crie uma parede de lousa

Esse é um recurso que tem sido bastante explorado não apenas na cozinha, como nos demais cômodos da casa. No entanto, é no espaço das panelas e refeições que ele exerce função mais destacada.

Revestir uma parede com tinta de lousa também não tem segredo (aqui, você aprende como fazer). E o interessante é que essa solução cria um efeito decorativo bastante interessante. Afinal, a ideia é usar a superfície escura da parede de lousa para rabiscar coisas diversas, como desenhos alegres, recadinhos amorosos, lembretes do dia a dia e receitas de culinária.

Ou seja, sua lousa está sempre se renovando. Só certifique-se de que ninguém na casa tenha alergia ao pó de giz e nem pinte a parede muito próxima ao fogão ou à bancada de refeições.

Aplique adesivos nos móveis

Não pense que somente as paredes estão sujeitas ao uso de adesivos. Se observar com cuidado, verá que na internet e também naquela loja transada de decoração e artigos para casa existem uns adesivos bem divertidos para uso em móveis.

São bichinhos, flores e outros motivos que têm em comum o apelo ao lúdico. Trata-se, portanto, de mais uma opção moderna e bastante em conta. Inclusive, uma solução que está na moda é a aplicação de adesivos em geladeiras. Há, inclusive, quem faça o envelopamento completo do refrigerador, revestindo-o de alto a baixo com estampas de estilo variado e dando um colorido especial à cozinha.

Por fim, ainda temos, nesse quesito, adesivos para revestir móveis com cores como se a peça tivesse recebido uma demão de tinta nova em folha. Ótimo para revitalizar os balcões da cozinha sem correr o risco de fazer uma lambança com pintura.

Reaproveite frascos, vidros e latas

Verdade seja dita: o cotidiano da cozinha produz uma quantidade absurda de lixo. Todos os dias abrimos latas, frascos e vidros que, invariavelmente, acabamos dispensando sem maiores considerações.

E se usarmos alguns deles para servir de decoração? Além de ser uma operação tranquila de realizar (exige apenas um pouco de espírito “faça você mesmo”), tem um eficiente potencial renovador e ainda livra o planeta de algum entulho a mais.

Portanto, mãos à obra: aproveite algumas latas ou garrafas como vasos, recipientes de temperos ou porta-talheres. Basta um pouco de tinta, tecido ou mesmo a sobra dos adesivos que você usou nos móveis. Novamente, a internet está cheia de ideias de reaproveitamento de utensílios. Boa pesquisa!

Adote uma planta (ou alguns temperos)

Caso sua cozinha possua janela e receba uma boa quantidade de luz natural, é provável que seja um lugar acolhedor para uma plantinha. Assim, que tal enfeitar a soleira com alguns vasos? (Se você tem dúvidas sobre que plantas combinam com seu apê, aqui temos algumas sugestões).

Uma alternativa verde é cultivar temperos na cozinha. Além de incrementar suas refeições com alimentos saudáveis, a tarefa de cuidar uma pequena horta indoor pode ser bastante relaxante. Sem contar que o ambiente ganha mais colorido e frescor.

Instale barras para utensílios

Muitas de nossas ferramentas de cozinha, como conchas, escumadeiras e pegadores, têm um apelo estético que é desperdiçado quando as deixamos escondidas dentro da gaveta. Em vez disso, adquira uma barra de inox para pendurá-las e exibi-las em toda a sua glória.

Além de prática, essa solução dá um ar de requinte ao ambiente. Aliás, pode-se apostar em conjuntos de utensílios modernos e coloridos para melhorar o efeito decorativo.

Se preferir economizar, sem problemas. Pode-se, por exemplo, instalar um painel de eucatex pintado e pendurar nele ganchos para acomodar os utensílios que você já dispõe.

Como pudemos constatar, alternativas de customização da cozinha não faltam. Poderíamos ainda citar o uso de luminárias ou spots de luz diferenciados, de bonitas toalhas de mesa e jogos americanos, uma renovada nas louças etc. Como dissemos, o céu é o limite.

O mais importante, entretanto, é procurar personalizar a cozinha de modo que reflita o seu astral e faça com que seja agradável passar tanto os momentos de lazer quanto os de afazeres domésticos nesse local, conferindo mais cor e sabor ao dia a dia de toda a família.

Agora que já promovemos a sua reconciliação com esse aposento tão importante em qualquer casa ou apartamento, vamos subir de nível e oferecer resposta para uma pergunta que intriga a humanidade (na verdade, não é bem assim…): qual a diferença entre cerâmica e porcelanato? Se você também suspira por esse conhecimento supremo, não deixe de ler tudo a respeito bem aqui.

Boa leitura!

 

Inspire-se mais navegando por nossa página no  Pinterest.