Dicas Práticas

Colocando ordem na casa: dicas de organização da despensa

Se você possui despensa em casa, é um alguém de sorte. Afinal, conta com um aposento estratégico onde guardar uma série de utensílios — normalmente, relacionados com o dia a dia da cozinha.

Claro, supondo que você seja pessoa organizada e que prima pela ordem sobre todas as coisas. Do contrário, a despensa se torna mais um entulho a cobrar uma manutenção que nunca chega.

A cada nova saída ao mercado, vai-se empurrando a feira de qualquer maneira e a confusão só aumenta: no momento em que é necessário usar aquele tempero que, temos certeza, estava na última lista de compras, não há meio de encontrá-lo.

Quer saber de uma coisa? Está na hora de promover a organização da despensa. Já.

Mas não se desespere diante do gigantismo da tarefa, pois estamos aqui para dar uma mãozinha. Como você, figura carimbada deste blog, deve ter observado, criamos uma série de posts para ajudar nossos leitores a colocarem ordem na casa, otimizando espaços e melhorando, dessa forma, nossa relação com o próprio ambiente.

Feito todo esse preâmbulo, vamos agora ao que interessa: a organização da despensa. Respire fundo e continue conosco.

Comece esvaziando as prateleiras

Sim, a primeira ação de organização da despensa é braçal: tire tudo o que está nas prateleiras e aproveite para providenciar a limpeza do local. Compreensivelmente, o recinto é um lugar bastante propício à proliferação de insetos. Além do mais, há uma boa quantidade de produtos perecíveis e sujeitos à ação de fungos e larvas.

Sendo assim, esvazie as prateleiras e promova uma vigorosa limpeza com um pano limpo, álcool ou vinagre.

Ato contínuo, faça uma triagem do conteúdo de sua despensa. Verifique a integridade das embalagens e se não há produtos com prazo de validade expirado. Efeito da desorganização, não é incomum que mantimentos acabem esquecidos no fundão e se estraguem com o tempo.

Portanto, tenha uma lixeira por perto ao iniciar o processo de organização da despensa. Se for possível encaminhar a embalagem para a reciclagem, dispense o conteúdo no local certo e mande o frasco para a coleta seletiva.

Divida para conquistar

A essa altura, você talvez já esteja considerando uma péssima ideia mexer com essa coisa de despensa. Não desanime, pois o resultado compensará o esforço.

Agora que já se livrou daquilo que não tinha utilidade, classifique o que sobrou. Outro problema comum de uma despensa bagunçada é que o mesmo tipo de produto se espalha por diversas prateleiras. Como resultado, ao fazer a lista do supermercado, acabamos incluindo coisas que já possuímos, só não sabíamos onde estava.

Não caia mais nessa. Reúna todos os produtos segundo tipo e categoria e providencie para que fiquem todos juntos. Uma maneira interessante de refinar o processo é aglutinar itens de acordo com a finalidade. Por exemplo, você pode destinar um espaço para os artigos usados no café da manhã e, na prateleira de cima, digamos, os da refeição do meio-dia.

Encaixote as miudezas

Até aqui você se livrou do que perdeu a validade e separou o que sobrou segundo a serventia. Ótimo.

O passo seguinte é arranjar um lugar mais apropriado para aquelas miudezas que, embora necessárias, dão um certo trabalho em nossos projetos de organização.

Sabe como é: pequeninas embalagens, caixinhas disso e daquilo, frascos, sachês e por aí vai.

A melhor maneira de deixar tudo organizado é lançando mão de caixas maiores para que tudo fique acondicionado em um mesmo local, segundo suas características.

Trocando em miúdos (ops!): tenha algumas caixas (pequenos cestos são bons substitutos) para acondicionar as caixas ou envelopes de gelatina, outras para os potes de temperos, uma para os enlatados e assim por diante.

Dessa forma, fica fácil não apenas visualizar tudo o que você dispõe e não acumular produtos desnecessariamente, como utilizá-los quando necessário.

Tenha vidros e potes à disposição

Alguns itens de despensa, como o açúcar, o arroz e o feijão, a gente normalmente acondiciona em potes bem fechados como medida de conservação. Essa atitude, entretanto, pode ser estendida a uma série de outros artigos que costumamos deixar nas próprias embalagens, ainda que as tenhamos aberto e não tenhamos usado todo o conteúdo.

O melhor a fazer é adquirir alguns organizadores. Potes de vidro com fechamento hermético são uma excelente solução. Além de evitarem que os produtos sejam “visitados” por formigas e insetos afins, eles permitem facilidade de manuseio, um controle melhor do que se tem na despensa e otimizam espaço. De quebra, oferecem um visual clean bastante agradável.

Potes do tipo Tupperware também podem ser utilizados com bons resultados. Em ambos os casos, uma medida adicional de organização é a confecção de etiquetas para que você saiba exatamente o que cada um contém. Eventualmente, anotar o prazo de validade de alguns artigos pode ser recomendado.

Deixe o que tiver maior giro à mão

Nada pior do que, logo após uma laboriosa organização da despensa, na primeira ocasião em que seja necessário retirar alguma coisa de lá, precisemos revirar tudo, pois o que buscávamos ficou em local desfavorável.

Organizar significa hierarquizar elementos, o que também quer dizer que o mais frequente deve ter primazia sobre aquilo que não é tão necessário. Essa regra deve nortear seus esforços. Portanto, deixe tudo o que for de uso cotidiano em local estratégico, perto das vistas e das mãos.

Isso é especialmente verdadeiro se sua despensa for equipada com prateleiras fundas e áreas de difícil acesso. Aqui, porém, vale uma observação: existem produtos que pedem locais arejados, a salvo da luz solar e do calor. Tal circunstância desaconselha que sua área de armazenamento de alimentos fique a uma distância próxima do fogão. Caso isso não seja possível, procure organizar as coisas tendo essas duas premissas em mente.

De resto, é fugir à tentação de, sob o pretexto de estar com muita pressa, amontoar as próximas compras de qualquer maneira, pondo a perder todo o trabalho. Tenha consigo que a organização da despensa — como dos demais cômodos — é um processo permanente, que exigirá menos esforço tão logo incorporemos certos cuidados à rotina. Trata-se de uma mudança de hábito que tem muito ganho a oferecer.

Já que estamos nos comprometendo em mudar a rotina e desenvolver uma relação mais equilibrada com nosso habitat, convém aplicar o mesmo conceito ao resto do lar. Aproveite, então, e dê uma olhada nas dicas que relacionamos para colocar em ordem a lavanderia, outro espaço “hard” do apê. Vale a leitura, pode apostar!

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