Dicas de decoração

Otimize seu espaço: dicas para usar escrivaninha suspensa

Com a tendência atual de se viver em lugares cada vez menores (chame-os de compactos, se quiser), cresce a necessidade de otimizar o espaço de um modo que nos permita viver com conforto e funcionalidade.

Significa dizer que cada cantinho precisa ser bem aproveitado. Seja para o lazer, seja para cumprir tarefas do dia a dia, seja para conquistar o ordenado do mês (afinal, o homeworking está em alta).

Portanto, a matemática só fechará se alguma mobília cumprir dupla jornada ou se você dispuser de alguns móveis realmente inteligentes — como é o caso da escrivaninha suspensa.

Essa é uma das soluções que a movelaria colocou à disposição de quem vive no limite do aperto e precisa de um local onde trabalhar ou, no caso do pessoal mais jovem da casa, estudar na intimidade do quarto sem que isso signifique um exercício de contorcionismo ou o sacrifício do pouco espaço disponível.

E o melhor de tudo: tem escrivaninha suspensa de todos os tipos e para todas as necessidades. Pode ser rebuscada, simples, sob medida ou feita em casa — na melhor tradição do “faça você mesmo”.

Qual vai ser a sua escolha? Não decida ainda. Leia este post até o final e conheça algumas boas dicas sobre como usar escrivaninha suspensa. Vamos em frente?

Para que mesmo serve a escrivaninha suspensa?

Antes desse passo à frente, é importante reforçar o conceito sugerido logo no início, de que a escrivaninha suspensa é justamente o tipo de móvel que você, que não tem espaço a perder, precisa.

Esta é a realidade de muita gente: viver em apartamentos pequenos e funcionais. Mas o nível de funcionalidade, claro, depende da forma como nos organizamos. E a família, invariavelmente, cresce, mesmo que o imóvel não acompanhe esse movimento.

Por tudo isso, descobrir novas utilidades para aqueles centímetros de parede ociosos sem carregar no visual é uma arte. E se isso puder ser feito sem que precisemos comprometer o saldo do cartão de crédito, melhor ainda.

É o que nos promete esse pequeno móvel, cuja alma é de uma prateleira qualquer, dessas que se acha até em lojas de departamentos, basta uns furos na parede e aí está. Embaixo, ganha-se lugar para guardar coisas como pufes, que são igualmente úteis na otimização de ambientes.

Entretanto, tanta praticidade e usabilidade não passaria ao largo dos projetistas de móveis. Assim, o que temos no mercado é uma variedade absurda de modelos — de peças requintadas a verdadeiras joias do design. O que nos leva direto ao tópico seguinte…

Quais modelos de escrivaninha suspensa existem?

Em termos de feitio, existem tantos quanto os seus delírios mais mirabolantes (ou o alcance do seu orçamento) permitirem.

Via de regra, porém, podemos estabelecer uma classificação para as escrivaninhas suspensas segundo determinadas características — lembrando, todavia, que falamos de variações de um mesmo tema, qual seja, uma superfície plana fixada na parede para usos diversos.

Por exemplo, temos a escrivaninha que vem acompanhada de um painel. Trata-se de um modelo que agrega dupla função, já que abre espaço para a instalação de um monitor de tevê. Além disso, é comum que o design do produto acrescente itens como prateleiras e gavetas.

A escrivaninha com painel oferece praticidade e é ótima para uso no quarto, seja o seu, seja o dos filhos. Mas envolve um custo maior e deve estar devidamente integrada ao layout do aposento, de modo a não comprometer a decoração.

Existem os modelos sem painel, mas com gavetas. Dão ótimos home offices, uma vez que auxiliam na organização da sua mesa de trabalho. E temos ainda os modelos dobráveis, que você recolhe após o uso, e aqueles que se ajustam a projetos de camas suspensas, uma solução inteligente (e um pouco mais elaborada) para quartos de crianças, atravancados em sua grande maioria.

Como adequar a escrivaninha ao espaço disponível?

Isso vai depender do perfil do seu projeto. A vantagem é que, como se trata de um móvel por definição simples (estamos falando de uma superfície de madeira, MDF ou vidro fixada de alguma maneira na parede), sua instalação não exige grande logística.

Como já mencionamos, caso você queira criar um cantinho todo especial onde realizar seu trabalho ou as tarefas do cotidiano, talvez seja recomendado contar com o auxílio de um profissional de decoração. Isso é especialmente verdadeiro se a ideia é compor um ambiente planejado para os pequenos passarem horas de descanso e lazer de maneira inteligente e confortável.

Tudo isso custa dinheiro? Sem dúvida. O céu é o limite — desde que o seu bolso não imponha cercados. Mas o caso é que a escrivaninha suspensa é democrática. Com um pouquinho de jeito e um olhar afiado para a composição de ambientes, é possível resolver a sua necessidade gastando pouco mais que um par de dinheiros. Falando nisso…

Posso fazer eu mesmo uma escrivaninha suspensa?

Pode apostar que sim. Se o seu barato é o conceito de rusticidade em decoração de ambientes, não precisará mais que uma prancha de madeira, uns metros de cabos de aço, engates para fixá-los na parede e assim temos uma escrivaninha bem “roots”.

A verdade é que a escrivaninha suspensa, ainda que você queira incrementá-la com gavetas e prateleiras (e pode; como já falamos, tudo vai do perfil do seu projeto e da configuração do espaço que tem disponível), tem uma pegada absolutamente clean. Simplicidade é o seu nome do meio.

Sendo assim, se você é adepto do DIY (“faça você mesmo”), pode simplesmente adquirir o material necessário em alguma loja de ferragens ou na madeireira, abrir a caixa de ferramentas e pôr mãos à obra. O que não faltam são tutoriais na internet ensinando a gente a fazer as coisas mais aleatórias — incluindo, belas e funcionais escrivaninhas suspensas.

Portanto, não há motivo para não contar com um móvel desses em sua casa ou apartamento. E mesmo que você esteja bem folgado aí no seu pedaço, com muito espaço sobrando, ainda assim pode considerar uma escrivaninha suspensa como próximo incremento decorativo. É o tipo de coisa que, dados os excelentes serviços que presta, todo mundo deveria adotar.

Para encerrar a conversa de hoje e supondo que você seja um desses tantos que aderiram — por conveniência ou por necessidade — ao regime de home office, vamos lembrá-lo do seguinte: organização é essencial para manter a produtividade. Nada pior do que, na correria para concluir uma encomenda, a gente não saber onde foi parar algum papel importante. Para que isso não atrapalhe o seu dia, leia neste post algumas dicas incríveis sobre como se manter organizado trabalhando em casa. Depois você nos conta o que achou, combinado?

LINK PINTEREST