Mercado imobiliário

Compre e Financie um Apartamento sem Susto

O segredo para ter sucesso na compra de um apartamento é planejar, ainda mais se você for recorrer ao financiamento para pagar o imóvel. As chances de errar e se estressar à toa diminuem bastante com organização e tendo em mente quais são as etapas do processo de compra. Abaixo, preparamos um roteiro prático para ajudar você a realizar esse sonho da melhor forma possível.

1º passo: SABER O QUE QUER

Identifique quais são os melhores pontos da cidade para morar e priorize aqueles que se encaixam melhor na dinâmica do seu dia a dia. Pense no tamanho do apartamento e no número de cômodos que você precisa ter. Saiba o quanto você pode e quer gastar com o imóvel. Essas informações vão facilitar o seu trabalho na hora definir as características indispensáveis em um condomínio e aumentam as suas chances de encontrar boas oportunidades em menos tempo.

2º passo: CONSCIÊNCIA FINANCEIRA E SIMULAÇÕES

Encare de frente a sua conta bancária! Conhecer bem a sua real condição financeira é essencial para saber o quanto da sua renda mensal será possível deixar à disposição para o financiamento. Só assim, você não se perde nos valores. Faça uma projeção do valor da primeira parcela até a última prestação e lembre-se de que as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda familiar. Realize simulações em bancos diferentes, é importante não se limitar e fazer isso apenas no banco onde você possui uma conta corrente. Você só estará realmente preparado para tomar uma decisão depois que conhecer várias condições de financiamento oferecidas no mercado.

3º passo: CAÇA AOS DOCUMENTOS

Reunir documentos leva tempo. Portanto, resolva isso o quanto antes. Com antecedência você consegue saber o que está em ordem e o que ainda vai ter que correr atrás. É preciso ter em mãos documentos de todas as pessoas envolvidas no financiamento. Essa é uma etapa de extrema importância para conseguir o crédito pré-aprovado, e assegurar que o contrato de financiamento seja emitido antes do vencimento da parcela constante no compromisso de compra e venda firmado com o vendedor, evitando assim eventuais encargos. Então, essa é uma dica valiosa: não deixe para a última hora!

4º passo: O FINANCIAMENTO

Essa parte é trabalhosa e demora. Não tem saída, você vai ter que passar pelas etapas abaixo independente do banco escolhido. Mas, se você escolheu uma boa incorporadora, funcionários da empresa estarão à disposição para resolver tudo isso o quanto antes.

 Proposta de Financiamento

A primeira coisa é preencher e enviar a sua proposta de financiamento ao banco. Os formulários estão disponíveis nas próprias agências.

 Análise de Crédito

O banco vai pedir documentos que comprovem as informações colocadas na proposta e depois irá analisar se você tem mesmo condições de arcar com os custos do financiamento.

 Avaliação do Imóvel

Um especialista será enviado pelo banco para vistoriar e fazer uma avaliação do imóvel do seu interesse. É nessa etapa que se determina o valor liberado para o financiamento.

Análise Jurídica

Concluída a avaliação do imóvel, você receberá do banco uma lista com os documentos necessários para o andamento ao processo. São esses documentos que serão usados na análise jurídica do vendedor e do imóvel. A análise geralmente demora de 10 a 15 dias úteis.

5º passo: ASSINATURA E REGISTRO 

Se não forem encontradas restrições jurídicas, o banco emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento e força de assinatura pública. Quando o contrato for assinado por você e pelo vendedor, é hora de pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis e levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis. Uma cópia desse contrato deve ser enviada para o banco porque só assim o financiamento é liberado. Depois é só pagar a construtora e iniciar o seu projeto de decoração!