#FICADICAMARQUES

Armário com portas de correr: deixe seu quarto muito mais amplo!

armários com porta de correr

A gente às vezes sonha com um “apartamentão”, do tipo que dá para passar boa parte do dia sem esbarrar nos demais ocupantes do imóvel. A realidade, porém, costuma nos impor uma condição bem diferente: um apê mais compacto.

Tremenda frustração? Nem tanto. Tudo é questão de se  , saber como aproveitar os centímetros disponíveis de uma forma racional. Para isso, temos à disposição toda a expertise da indústria moveleira, que há muito se ligou na tendência e vem se especializando em criar soluções para equipar nossos simpáticos cantinhos.

O armário com portas de correr é resultado desse raciocínio. Como qualquer um que tenha visitado lojas de móveis recentemente pôde conferir, lá estão dúzias deles, impávidos, competindo para aposentar de vez o velho modelo com portas articuladas.

Mas por que substituir o querido companheiro de todas as noites por esse mais novo queridinho dos designers de interiores? Porque, entre outras coisas, talvez você realmente esteja precisando desafogar o seu aposento de dormir (ou o dos seus filhos).

Quer saber como o armário com portas de correr pode fazer a diferença e deixar seu quarto mais amplo? Continue com a gente que já contamos tudinho. Acompanhe só.

O espaço que um simples abrir de portas ocupa

Não é que, de uma hora para outra, tenhamos decidido demonizar o velho móvel com portas que abrem para fora. Nada disso. Como se diz por aí, os tempos mudam e, realmente, a necessidade de espaço de nossos dias pede alternativas inteligentes.

Se você está começando a mobiliar um apartamento para o qual acabou de se  , vai perceber que algumas dimensões de sua antiga mobília não se ajustam nas medidas que agora dispõe.

Claro que, com um jeitinho, talvez seja possível aproveitar o velho guarda-roupa. Mas é provável que não haja muita margem de manobra: existe uma única parede onde ele se encaixa e, ainda assim, é preciso se espremer toda vez que precisar abrir as portas. Afinal, essa operação costuma consumir o dobro do espaço que o móvel fechado normalmente ocupa.

Com o tempo, o convívio se torna intolerável. Antes que alguém na casa tenha um ataque de nervos, optar por um modelo com portas corrediças, que pode ficar a centímetros de outros móveis, se converte em virtual salvação.

Cuidados ao optar pelo armário de correr

Existe um senão no que se refere à adoção de um armário com portas de correr. O piso sobre o qual o móvel ficará precisa estar nivelado. Do contrário, não será possível ajustá-lo e o ato de deslizar as portas de um lado para outro ficará prejudicado. Elas poderão empenar com o tempo ou mesmo se desprender dos trilhos, o que inclusive gera risco de acidentes.

Portanto, a primeira providência ao pensar em adquirir um guarda-roupas com corrediça é verificar se o piso onde pretende instalá-lo está no nível. Caso não esteja, avalie a possibilidade de colocá-lo em outro local.

A dica seguinte entra no rol daquilo que Nelson Rodrigues chamaria de “óbvio ululante”: antes de sair empenhando seu dinheiro naquele móvel maravilhoso, tenha a certeza de que ele caberá no espaço desejado. Acredite: muita gente sai namorando mobília nova sem lembrar de tomar essa simples precaução.

Para não entrar no grupo dos distraídos, pegue sua trena (se não tem uma, atualize a sua  ) e tome as medidas necessárias (altura, largura, profundidade), lembrando de deixar um mínimo de 70 centímetros de área de circulação.

Caso não queira sair rabiscando em papel, baixe um aplicativo em seu smartphone. Neste  , temos algumas opções bem práticas, inclusive para armazenar a metragem de seus cômodos.

A escolha do armário com portas de correr

Uma vez tenha mapeado cuidadosamente o espaço onde posicionar seu novo guarda-roupa, é hora de sair à caça. Além do critério fundamental do preço, algumas variáveis entram na escolha do móvel.

Uma delas é a capacidade de carga. Ou seja, quanto vestuário você precisa armazenar. Esse cálculo dirá se você necessita de um móvel grandão ou se um armário de tamanho médio é suficiente — o que impactará na ocupação do espaço.

Um guarda-roupa para o quarto das crianças nem sempre precisa ser o maior do mercado. Especialmente se há uma cômoda dividindo a tarefa. Já uma peça para o quarto do casal costuma ser mais robusta.

Dependendo da necessidade de otimização do espaço, a melhor política talvez seja a elaboração de um projeto de móvel sob medida. Esse recurso, porém, implica maior custo e exige prazo alongado, o que talvez não se aplique caso você deseje ver o quarto mobiliado o mais breve possível.

Além do que, ir até uma loja de móveis e escolher um produto que será montado no dia seguinte é bem mais prático (e, via de regra, mais barato também).

Outra questão importante é a atenção com o material com que a mobília é confeccionada e a robustez do conjunto. Existem modelos confeccionados em madeira maciça, mas os armários compostos de MDF saem mais em conta e são corretos do ponto de vista ecológico. Também deve-se observar o acabamento, se fosco ou brilhante.

Por fim, verifique se a peça pretendida corresponde ao layout do cômodo. Além de dialogar com os demais itens da mobília, é recomendável que se ajuste às cores do quarto. Como norma, saiba que uma paleta escura pede um móvel claro, para dar contraste. O oposto também é verdadeiro.

Armário com espelho: maior sensação de espaço

Em sua peregrinação pelas lojas, você deve ter observado: vários modelos do showroom apresentam espelhos em suas portas.

Além da praticidade que oferece, o acréscimo serve para aumentar a sensação de amplitude do quarto. Sem contar que a superfície espelhada promove um ganho de luz natural, o que otimiza a iluminação do ambiente.

De quebra, o espelho dá um toque de beleza e modernidade ao cômodo.

Para que a percepção de espaço seja potencializada, a dica é posicionar o armário a pelo menos um metro e meio de distância da cama.

Por essas e outras que o armário com portas de correr é um acréscimo interessante à decoração do quarto — tanto do casal quanto das crianças. Como a peça está em alta, é muito fácil encontrar um modelo que se ajuste bem às suas necessidades (e ao seu bolso). Pesquise, analise bem o material e a composição do móvel, certifique-se de que o fornecedor é de boa procedência e que você terá garantia contra um eventual mal funcionamento. De resto, é só se acostumar com a praticidade do novo companheiro (o que não é nada difícil).

Esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis. E, aproveitando que estamos falando de guarda-roupas e afins, que tal aprender alguns truques de organização do closet que servem para qualquer móvel relacionado? Dê um clique neste post e se livre de uma vez da bagunça. Boa leitura!

Aproveite para ver algumas ideias de armário com portas de correr no Pinterest da Marques Construtora!