Dicas de decoração

Móveis com estrutura de ferro: a tendência que veio para ficar

estrutura ferro

Sabe aquele móvel com estrutura de ferro que você herdou já nem lembra mais de quem e está encostado em um canto remoto da sua área de serviço? Pois talvez seja a hora de espanar a poeira do bichinho e dar-lhe algum destaque na decoração do seu apê!

Afinal de contas, móveis com estrutura de ferro estão novamente em alta. Trata-se de uma tendência que, garantem os especialistas, veio para ficar. As razões estão um pouco na longevidade desse tipo de mobília (se bem cuidadas, duram para sempre — ou quase) e na versatilidade (se ajustam com facilidade a diferentes estilos de decoração), mas principalmente na capacidade de transformar ambientes com sua simples presença.

Claro que não é preciso dispor de uma peça na garagem para entrar de cabeça nessa (velha) novidade. O mercado já captou os sinais emitidos pelos entendidos em décor e municiou as lojas com peças que cobrem todo o espectro entre o clássico e o moderno — além de mobiliário variado, existe muita oferta de peças decorativas para quem prefere ingressar “de leve” na tendência.

Além disso, dá para achar muita coisa bacana fuçando antiquários e lojas de quinquilharias.

Quer saber como inserir móveis com estrutura de ferro em sua decoração? Siga conosco e saiba mais sobre essa retomada da sofisticação do metal na composição de ambientes. Acompanhe:

Móvel versátil

A primeira coisa a se ressaltar sobre o uso de móveis com estrutura de ferro é que combinam com qualquer ambiente. Diferente do que ocorria nos anos 1970, quando preferencialmente eram usados em áreas  , hoje em dia são igualmente bem-vindos em interiores.

Também não há um estilo decorativo com o qual se afinem melhor. Seja rústico,   ou minimalista, o layout ganha toques de requinte com a inclusão de uma ou outra peça com base metálica.

Além disso, pode-se optar por um móvel com perfil clássico ou moderno, com pegada vintage ou clean, recém-saído da loja ou com décadas de história familiar.

Nesse último quesito, vale lembrar que se pode incrementar a composição de um ambiente inserindo objetos em metal de natureza variada, como velhos utensílios e ferramentas.

Podemos acrescentar ainda que móveis com estrutura de ferro casam bem com outros materiais, como vidro e madeira, e podem ser pintados em cores diversas, o que amplia consideravelmente sua capacidade de aproveitamento.

A adequação ao ambiente

A principal aplicação de móveis com base metálica é na forma de complemento da decoração. A razão disso é que eles dialogam com os principais itens da decoração.

Assim, uma maneira eficiente de aproveitar a tendência é acrescentando detalhes ao layout. Uma banqueta, uma mesa de canto ou uma moldura de   são maneiras de inserir a ideia no contexto do ambiente de maneira pontual.

Isso não significa que seja desaconselhável ceder o protagonismo aos móveis com estrutura de ferro. Conjuntos de mesa e cadeiras podem ser adotados (especialmente, como já dissemos, se combinados com outros materiais, como vidro e madeira), assim como um belo conjunto de mesa de jardim.

Além disso, tem-se a possibilidade de agregar detalhes aqui e ali em metal para reforçar o caráter decorativo do ambiente, especialmente algum estilo marcante, como o industrial (mas não se restringindo a isso).

O estilo da mobília vai depender de uma análise criteriosa do seu espaço. Se mais sofisticado ou moderno, possibilitará o uso de peças com perfil mais contemporâneo, de linhas retas e visual mais arrojado. Se clássico e requintado, oferece base segura para móveis vintage e com acabamento rebuscado.

Tudo é questão de adequar o metal ao conjunto do ambiente com sabedoria, de modo a não destoar e nem sacrificar o conforto.

O metal em cada cômodo

Após essa panorâmica sobre o uso de móveis com estrutura de ferro, vale aproximar um pouco mais a lente e avaliar de uma forma objetiva a questão. É o que faremos agora, analisando o uso da mobília em diferentes lugares da casa, a começar pelo…

Quarto

Esqueça as camas box. O que está de volta são as camas tubulares, com estrutura totalmente em ferro ou combinadas com madeira. Para quem aprecia um ambiente mais romântico, elas são uma excelente pedida.

A depender do seu quarto, apenas a cama é suficiente para embelezar o local. Porém, se quiser dar uma pegada mais vintage ou compor um estilo mais rústico, poderá investir em penteadeiras,   com moldura metálica ou mesas de cabeceira com detalhes ou totalmente em metal.

Sala

Um sofá ou poltrona com base metálica pode ser incorporado à decoração da sala com excelentes resultados. Peças menores, com maior valor decorativo, também ajudam a colocar o cômodo no clima dessa tendência, como abajures e  , molduras e enfeites de aparadores ou mesas de centro.

Cozinha

Talvez a cozinha seja o local mais fácil de introduzir elementos de decoração metálica, visto que o ferro sempre esteve por ali. Entre as opções, temos os suportes de panelas e as prateleiras, se a ideia for apenas acrescentar toques de metal ao ambiente.

Pode-se ainda usar uma base metálica para a mesa de jantar, combinando-a com um tampo de madeira, ou até introduzir um fogão “old school” no contexto da cozinha. Só tome cuidado para não descaracterizar a decoração. Uma cozinha em estilo clean ou moderno pode ser refratária a intervenções mais agudas.

Banheiro

O banheiro também é um lugar “iron friendly”. Aqui, vale acrescentar o metal como base de pia, em arandelas ou na moldura do espelho.

Para finalizar, vale reforçar que é possível usar o ferro envelhecido ou aplicar-lhe uma demão de tinta. Tudo vai depender da área onde será aproveitado (na rua, convém uma pintura para proteger do tempo). O preto é bastante indicado, mas nada impede que você adote uma paleta mais colorida (especialmente em externa).

Lembre-se também que é possível acrescentar elementos decorativos para compensar uma eventual uniformidade na cor, como almofadas e mantas, no caso de sofás e poltronas.

E não esqueça de realizar a manutenção das peças. Embora durável, o ferro pede algum cuidado, especialmente se ficar na rua. Notou um descamado? Basta lixar e aplicar outra demão de tinta metálica. Assim, seus móveis com estrutura metálica terão uma longa vida pela frente.

Se, com todas essas dicas, você ainda ficou em dúvida sobre como inserir os móveis com base metálica em sua decoração, talvez seja o caso de encontrar algumas boas referências. Aproveite, então, para seguir onze perfis bacanas de decoração no Instagram e não fique sem inspiração.

Acesse o Pinterest da Marques Construtora e veja mais dicas de móveis com estrutura de ferro