#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Armários inteligentes: aproveitando melhor o espaço do seu apê

Quem vive em apartamento sabe que, muitas vezes, é necessário desafiar as leis da física. Seja porque a pessoa acumulou mais mobília do que o necessário, seja porque o imóvel é do tipo compacto, o fato é que, quando menos se espera, percebemos que o espaço está minguando. 

Essa sensação é mais presente ao efetuarmos uma mudança na composição dos móveis de algum cômodo. Por distração na tomada de medidas, adquirimos uma peça que, ao avançar poucos centímetros em relação à anterior, comprometeu a circulação em seu entorno.

Ou ainda, o que é mais comum, em nossa ânsia por adquirir aquele revolucionário utensílio doméstico, nos damos conta de que não dispomos de um lugar adequado para guardá-lo. Quem de nós que jamais precisou abrir mão do forno elétrico em favor do micro-ondas, simplesmente porque não havia espaço para ambos, que atire a primeira pedra. 

Por sorte, já existe solução para a maioria dos problemas envolvendo espaços apertados. O mercado tem se adaptado bem a isso e uma prova são os móveis que cumprem dupla jornada, as peças compactas e, claro, os armários inteligentes.

Pois é sobre esse último item da lista que falaremos no post de hoje. Afinal, com os arranjos certos, a gente consegue aproveitar melhor o espaço exíguo do apê. Por isso, se você anda se acotovelando com portas e prateleiras, acomode-se aí da melhor forma possível e descubra com a gente algumas formas de ganhar centímetros valiosos com uma remodelagem dos armários. Confira:

  1. Aperto na cozinha

A principal dificuldade de quem mora em apartamentos compactos é organizar de modo eficiente os cômodos e tudo o que neles se acumula, de modo a não ter que ficar empurrando utensílios em fundos de armário, escondendo precariamente objetos atrás de móveis e coisas do gênero. Não é prático e, a longo prazo, vira um transtorno.

Um local especialmente sensível a esse tipo de situação é a cozinha. Se você é do tipo que não dispensa assumir as panelas, sabe o quanto de utensílios é necessário para garantir uma boa jornada gastronômica. Sem contar os temperos e mantimentos usados nas refeições do dia a dia, a louça e as panelas.

Ou seja, quem possui metros contados na cozinha precisa fazer malabarismo para dispor de tudo o que precisa ao alcance da mão quando necessário. Essa missão, porém, fica mais fácil se o residente puder contar com os tais armários inteligentes.

Mas de que estamos falando mesmo? Veremos a seguir.

  1. Móveis fora de padrão

Já que é sabido que os apartamentos estão cada vez mais enxutos e que o mesmo nem sempre se aplica ao tanto de coisas que adquirimos para uso no dia a dia, há uma tendência da movelaria em buscar soluções criativas para tirar toda a tranqueira de nossas vistas, mas colocando-as em lugares específicos nos mais insuspeitos recessos, de maneira que não seja necessário amontoar nada nem perder coisas pelo caminho.

Essa concepção do design é que deu origem aos armários inteligentes, que são móveis geralmente feitos sob medida para se adequar ao espaço disponível, fugindo dessa forma ao padrão já estabelecido pelas lojas de móveis.

Com isso, as gavetas assumem formatos fora de padrão: podem ser maiores ou mais estreitas conforme determinar o espaço disponível, de sorte a ocupar áreas esquinadas que, de outro modo, não teriam nenhuma serventia — quando muito, para encostar de mau jeito um ou outro objeto desgarrado.

Portanto, esse tipo de armário demanda um trabalho personalizado, de projetista ou marceneiro, para se ajustar milimetricamente à cozinha e otimizar o espaço ao máximo — sem, contudo, sacrificar a estética do ambiente.

Dessa forma, qualquer local ocioso pode ser aproveitado com o objetivo de introduzir gavetas, gavetões e prateleiras e, assim, organizar o local da melhor maneira possível, garantindo um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

  1. Organizadores para auxiliar

Além de dispor de armários inteligentes em número suficiente para acomodar todos os apetrechos disponíveis, facilitar o uso desses mesmos objetos e manter a ordem no recinto, podemos melhorar-lhes a performance com a adição dos chamados organizadores.

Um exemplo comum de elementos desse gênero são os ganchos ou suportes personalizados usados na parte inferior de prateleiras para acomodar as xícaras. Além de dar um certo charme ao layout da cozinha, esse tipo de arranjo otimiza o espaço e permite acesso facilitado à louça.

Outra solução da mesma cepa são as divisórias usadas nas gavetas de talheres, um item essencial na vida de quem não tolera bagunça na cozinha. E ainda há os potes e suportes para temperos, ganchos e organizadores de panelas e assim por diante. 

Uma boa dica a ser seguida na hora de escolher seus organizadores é adotar como material padrão o acrílico. Procure também marcas que tenham linhas mais extensas de produtos, de maneira que você possa harmonizar o layout.

Vale ainda destacar que existe uma série de outras práticas e inventivas soluções para auxiliar na organização do apartamento para deixar os armários inteligentes ainda mais úteis. São artigos que se acha aos montes em sites e lojas de decoração e servem para várias aplicações, não apenas aquelas destinadas ao espaço da cozinha.

O importante é que, se você necessita organizar melhor o seu ambiente, os armários inteligentes e acessórios afins são os seus melhores amigos. Para não errar, avalie a sua necessidade, analise o espaço (principalmente, onde falta espaço), consulte um profissional do ramo e pesquise as soluções disponíveis na web. Ao final dessa jornada, é provável que você consiga deixar seu apê muito mais prático e ainda mais bonito. 

Curtiu a dica de hoje? Se sim, deixe-nos acrescentar um pequeno bônus, para a gente não perder essa vibe de organização. É o seguinte: já pensou em como a simples adoção de um armário com portas de correr pode deixar o quarto mais amplo? Pois é, essa solução tem cada vez mais caído no gosto de pessoas que vivem em apartamentos compactos, pela praticidade que entrega. Saiba mais sobre os benefícios dessa alternativa clicando aqui. Boa leitura e até a próxima!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.