#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Decore o apê com luzinhas de Natal

Bem, mais um Natal se foi. Os presentes foram desempacotados, o que sobrou da ceia está guardado em potes na geladeira e o pinheiro aguarda pacientemente a hora de voltar para o sótão (ou para a área de serviço). Além dele, uma série de enfeites precisa ser encaixotada para somente voltar a ser lembrada daqui a doze meses. 

Só de pensar na trabalheira, já dá um desânimo! Porém, nem toda essa decoração natalina precisa ser encarcerada até o próximo 25 de dezembro. As luzinhas de Natal, por exemplo, podem muito bem compor uma decoração original para usar durante o ano todo (ou enquanto você estiver a fim).

O mais interessante desse recurso é que ele proporciona uma estética agradável e suave para se usar de várias maneiras — e em qualquer cômodo. E não se gasta nem um centavo por isso. 

Se, por outro lado, você estiver desprevenido(a) desse artigo em casa (enfim, talvez o seu tenha piscado pela última vez no recente Natal ou não se encontre em bom estado), não tem problema. Tão versáteis têm se tornado as luzinhas de Natal (também chamadas pisca-pisca ou cordão de luz) que as lojas de artigos de decoração e de utilidades domésticas as mantêm em seus estoques de maneira permanente. 

E elas são encontradas em formatos e com extensões diferentes, além do fato de a luz que emitem apresentar também colorações diversas, o que amplia consideravelmente a sua utilidade no que diz respeito ao projeto decorativo e ao clima que se pretende criar. Porém, a maioria continua tendo bom custo-benefício.

Já gostou da sugestão, não é? Então, vejamos como aproveitar as luzinhas de Natal para criar uma série de alternativas decorativas. Acompanhe:

  1. No quarto das crianças

A principal aplicação (tirando a iluminação da árvore natalina, lógico!) das luzinhas pisca-pisca é como moldura para quadros e espelhos. Mas, como são extremamente maleáveis, elas acabam servindo de várias maneiras, pois podem ser arranjadas segundo padrões os mais diversos.

Por exemplo, podemos “escrever” com elas uma palavra ou desenhar (ainda que de modo rudimentar) uma figura, o que funciona muito bem no quarto das crianças. Ali, a propósito, os cordões de luz deitam e rolam! Duvida? Que tal, por exemplo, criar um céu de estrelas para embalar o sono dos pequenos? 

Pode-se fixar as luzes no teto ou, se houver um dossel envolvendo a cama, o efeito ganha ainda mais leveza, proporcionando noites de encantamento para seus filhos — especialmente no momento da leitura do livro favorito.

Experimente ainda usar o enfeite ao redor dos quadros, correndo o cordão livremente por entre prateleiras e molduras ou criando uma cascata de luz na parede para sugerir um clima propício a um adormecer tranquilo. Fica lindo.

  1. No quarto do casal

Se você possui uma decoração do quarto baseada em fotografias, tem aí um excelente motivo para usar luzinhas na complementação da cenografia. Basta fazer o cordão luminoso formar uma moldura em volta das imagens. 

O mesmo vale para um quadro ou para dar destaque à prateleira de livros ou de objetos de decoração. Se tiver um espelho de corpo inteiro no cômodo, experimente pendurar em volta dele um cordão do tipo fio de fada, deixando que haja um pequeno montículo do pisca-pisca no chão ao lado do quadro para melhorar a estética.

Caso tenha uma penteadeira, um arranjo de pisca-pisca de bolinhas em volta da moldura do espelho é uma forma bacana de realçar o móvel, dando a ele um ar de camarim de estrela do teatro. 

Por último, você pode colocar algumas luzinhas sobre a mesa de cabeceira e valorizar seus momentos de leitura, sem que a iluminação atrapalhe o sono da outra pessoa no quarto. 

A própria cabeceira da cama também pode ganhar uma moldura de luzinhas, de modo que suas noites tenham uma luminosidade agradável e o quarto ganhe uma atmosfera mais relaxante. 

  1. Na sala de estar

As luzinhas de Natal encontram solo fértil para brilhar (nos dois sentidos) na sala de estar. Isso porque as opções decorativas são inúmeras. Comecemos com uma rede pisca-pisca cobrindo uma parede naquele canto mais intimista da sala, normalmente reservado para a leitura ou audição de Lps.

Novamente, os quadros, fotografias e demais enfeites de parede formam um apoio perfeito para o uso de pisca-piscas de estilos variados. Que tal, por exemplo, compor um varal de fotografias e/ou recados com o cordão luminoso? 

A ideia é especialmente indicada para aquele cantinho mais aconchegante do cômodo e simples de fazer: basta correr o pisca-pisca em ganchos na parede e, com o auxílio de grampos, fixar as imagens. O resultado é fantástico.

E se você aprecia aproveitar objetos inusitados na decoração da sala, como escadas (lembra que falamos sobre isso neste post aqui?), pode melhorar o efeito simplesmente correndo alguns pisca-piscas em volta do objeto.

Além disso, a exemplo do citado varal de fotografias, podemos ampliar o apelo das simpáticas luzinhas acrescentando um ou outro adereço, como copinhos de cupcake ou papéis coloridos na forma de origamis e deixar a iluminação ainda mais ornamental.

Considere, ainda, colocar pisca-piscas coloridos dentro de uma garrafa, de uma taça ou outro recipiente de vidro para compor um abajur cheio de estilo. Ou pendurá-los ao longo da cortina, à guisa de bandô.

Ou seja, se usar a criatividade (ou der uma busca por ideias na web), você conseguirá fazer maravilhas com as luzinhas na decoração do apartamento. Existem, entretanto, alguns cuidados a se tomar….

  1. Cuidados com as luzinhas

Como tudo o que envolve eletricidade, o manuseio das luzinhas de Natal recomenda cuidados, de modo a evitarmos acidentes. Além do mais, embora pequenas, essas coisinhas gastam uma energia considerável.

Por isso, ao adquirir as luzinhas de Natal, observe a procedência do produto, se a embalagem traz informações sobre o fabricante e dados técnicos, como voltagem (V) e potência (W) do conjunto. Mais importante ainda: verifique se há o selo de certificação do Inmetro, que atesta a sua qualidade.

Caso pretenda aproveitar as luzes que já possui, verifique a integridade dos fios e se não há lâmpadas queimadas. Observe também se o plugue está em bom estado. 

Evite fazer emendas nos fios e ligar mais de um pisca-pisca na mesma fonte de energia (ou seja, nada de “benjamins”; prefira, se for o caso, uma régua T). Observe ainda se o cordão ou o plugue não está esquentando, o que pode indicar mal funcionamento.

Em relação ao consumo, substitua suas luzinhas tradicionais por modelos que usem lâmpadas de LED, que além de serem mais seguras, proporcionam uma economia de energia na ordem de 80% em relação às lâmpadas incandescentes.

Tenha especial atenção quanto ao uso de pisca-piscas no quarto das crianças: evite que tenham acesso a tomadas ou que possam manusear as lâmpadas. Uma alternativa interessante são os modelos que usam baterias recarregáveis e não precisam ficar ligadas à rede elétrica.

Por fim, se for sair de casa, desligue as luzinhas. 

Portanto, com alguns procedimentos simples, você poderá curtir a sua decoração com luzinhas com maior segurança. 

Aproveitando que o assunto de hoje envolve iluminação, deixe-nos perguntar: você sabe como escolher as melhores luminárias para decorar a sua sala? Então, não deixe de conferir as dicas que selecionamos neste post sobre o tema. Afinal, se é de uma luz que você precisa, está aí uma dica imperdível. Boa leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.

Foto retirada do Pinterest.