Dicas de decoração

Como usar escadas na decoração do meu apê?

A maior tristeza na vida de quem leva a organização ali, na rédea curta, é saber que não dispõe de lugar para guardar toda a tralha que possui, incluindo as escadas. A gente olha para os lados e lá estão aqueles utensílios de uso esporádico encostados nas paredes, estragando a poesia da decoração.

A escada de jardim é um desses vilões. Embora tenha a sua utilidade, na maior parte do tempo ela faz hora extra, acumulando poeira ou tomando chuva na área de serviço. Verdadeiro trambolho, não é dos itens mais fáceis de esconder.

Raios, o que fazer? Se passou pela sua cabeça “desová-la” diante da calçada para que o pessoal da limpeza despache, pare agora mesmo! Saiba que alguns craques da decoração resolveram reabilitar a boa e velha escada e, no melhor espírito do reaproveitamento de materiais, dar-lhe uma nova destinação. E que destinação!

Sim, meu amigo, prepare-se para dar as boas-vindas ao mais novo — e descolado — item decorativo do seu apê. E isso não vai te custar muito mais do que uma lata de tinta e pincel. O resto, inclusive a criatividade, fica a cargo das ideias que veremos a seguir.

Por isso, acalme-se a veja agora como usar escadas de decoração de um jeito muito bacana. Preparado? Então, vamos nessa.

Preliminares

A primeira providência é resgatar a velha escada e verificar as suas condições de uso. Deve-se ressaltar que estamos falando daquelas feitas de madeira, que podem ser de armar, de apoiar na parede; podem também ser longas ou bem pequenas — do tipo usado para acessar as prateleiras que não alcançamos.

Os modelos de alumínio não têm o mesmo apelo estético — muito embora possam ser utilizados. Tudo vai da criatividade do usuário.

Dependendo do novo uso que se dará ao material, algumas ferramentas extras serão necessárias, como furadeira, parafusos e serrote. Quem possui habilidades em marcenaria ou é fã da política do “faça você mesmo” não terá grandes dificuldades, mas a maioria das soluções pedem pouco mais que uma limpeza na peça e um pouco de tinta.

A cor será orientada pelo local onde se pretende instalar a escada. No caso de uma decoração mais rústica, pode-se preservar o aspecto envelhecido da madeira, acrescentando apenas uma demão de verniz para garantir a durabilidade. Em outras situações, um esmalte sintético poderá ser aplicado.

Feito esse “aviso aos navegantes”, vamos às possibilidades:

Prateleiras versáteis

Se a escada de que você dispõe é daquelas dobráveis (também chamadas de abrir), você tem um móvel bem versátil em mãos. Especialmente se dispuser de algumas tábuas sobrando (se não tiver, dá para conseguir algumas em uma madeireira ou adquirir prateleiras em uma loja de ferragens).

Com esses artigos em mãos, basta montar a escada no local desejado e apoiar as tábuas nos degraus paralelos, formando uma estante em forma de pirâmide (você escolhe se as tábuas ficarão paralelas entre si ou terão comprimentos diferentes).

Depois é só escolher os artigos que serão depositados sobre as prateleiras. Podem ser pequenos objetos decorativos, livros, porta-retratos, vasos de plantas etc. Inclusive, você pode montá-la na área de serviço para servir de horta suspensa. Muito prático.

Cabideiro estiloso

Adeptos de uma decoração mais minimalista vão exultar em saber que, com uma simples escada de jardim, estão facultados a construir um singelo, mas funcional, cabideiro. Como?

Apoiando-a sobre duas mãos francesas, dessas que a gente adquire em lojas de utilidades domésticas. Você pode optar por construir os suportes — utilizando a própria escada com matéria-prima ou sobras de madeira ou paletes.

Uma vez que tiver fixado as mãos francesas do local desejado, basta posicionar a escada e pronto. Além de servir para pendurar cabides, também exerce a função de prateleira: você pode guardar algumas caixas sobre o móvel.

Organizador de panelas

Nossa escada curinga não conhece limites. Por exemplo, que tal apoiar ou fixá-la em uma parede da cozinha para, com a ajuda de alguns ganchos (facilmente adquiridos em lojas de utilidades), deixar expostas as suas panelas e outros itens de cozinha?

Se você for uma pessoa desastrada, daquelas que tropeçam em tudo, prefira a segunda opção. Quatro a seis buchas e parafusos, uma furadeira e uma parafusadeira ou chave philips devem dar conta do recado.

Toalheiro top

No banheiro, a escada devoluta converte-se, de forma descomplicada, em toalheiro. A operação é simples: encoste-a na parede e use os degraus como suporte para as toalhas.

Existe uma variação mais elaborada desse arranjo: pode-se fixar algumas caixas ou cestos organizadores nos degraus para guardar outros objetos de toalete. As caixas a gente também consegue em lojas de departamentos ou de utensílios para o lar.

Estante de livros e mais

Apoio para revistas, estante de livros, cabideiro, porta-trecos… absolutamente tudo pode ser feito com uma simples escada de jardim e alguma madeira extra. Se você tem uma peça dessas sobrando e se ressente de sua atual falta de utilidade, saiba que as possibilidades são inúmeras.

A melhor maneira de se inspirar é dar uma busca na internet. O Pinterest, aquele mural de fotos virtual, oferece uma enorme gama de sugestões. Na verdade, uma busca por imagens no Google sobre o tema já vai trazer alternativas sem conta.

Nada impede, por outro lado, que você ponha o seu lado inventivo para funcionar e faça algo absolutamente original a partir de uma necessidade específica. Depois, é só curtir o seu móvel estiloso com a satisfação de quem pôs a mão na massa e criou a própria solução.

O importante a saber é: escadas de decoração são uma tendência do momento que merece ser explorada. Aproveite a sua!

Vale dizer que o reaproveitamento de escadas na decoração tem tudo a ver com ambientes rústicos. Aliás, um estilo que se encaixa bem na descrição e também está em alta é a chamada decoração industrial. Aqui temos um post em que contamos tudo a respeito dessa forma moderna e muito charmosa de decorar. Veja se combina com você e curta a leitura.

Clique aqui e veja mais dicas de decoração!