#FICADICAMARQUES

Dicas para fazer um churrasco no seu apartamento

dicas para fazer um churrasco no apartamento

Mal chega o final de semana e você já começa a correr os dedos pelos contatos do WhatsApp. Despacha meia dúzia de mensagens e convoca os mais chegados — afinal, a semana foi puxada e todos merecem um pouco de descontração, não é mesmo?

Assim, tão logo se encerra o expediente, sua primeira parada é no supermercado (se você tem a sorte de contar com um no caminho de casa, ponto a seu favor). A lista de compras inclui alguns cortes de carne, carvão, bebidas e umas linguicinhas. Sim, o plano para a noite é fazer um belo churrasco na varanda do apê.

Quer desculpa melhor do que o famoso “churras” para reunir os amigos e passar uns momentos de puro deleite, discutindo coisas sem importância e rindo a valer — com o acréscimo fundamental de uma cerveja bem gelada? Ou, então, passar umas horas tranquilas com a família, sem a necessidade de sair e procurar algum outro lugar para comer?

Claro que se dedicar a essa ancestral atividade culinária exige alguns cuidados, preparativos e habilidades. Do contrário, a refeição pode não se tornar assim tão memorável. Pior ainda: você pode entrar na temível lista dos maus assadores da turma e virar motivo de piada por uns longos meses.

Bateu uma insegurança? Achou melhor recolher os apetrechos e pedir uma pizza? Nada disso! Para encorajá-lo, seguem algumas dicas sobre como assar (ou grelhar) uma boa carne no apê sem passar do ponto nem defumar o andar inteiro. Confira:

Antes de tudo, vamos às regras

Sabemos que cada edifício possui normas visando a boa convivência em condomínio. Vale conferir se algumas delas se aplicam à realização de um churrasco na varanda.

Alguns lugares dispõem de espaços gourmet, os quais podem ser usados em determinados horários e conforme solicitação prévia. Trata-se, de fato, de uma comodidade para os residentes, especialmente aqueles que não dispensam uma reunião de amigos regada a cerveja e churrasco.

Esse, porém, não é o foco deste post (aqui você conhece algumas vantagens de recepcionar o pessoal no espaço gourmet), mas, sim, o ato mais desafiador de preparar um famoso barbecue na varanda.

Nesse caso, estar atento ao que pode e ao que não pode e adaptar-se a essa realidade é a melhor maneira de conseguir o seu objetivo sem se indispor com os vizinhos. Também são esses parâmetros que determinarão quais as ferramentas mais indicadas para a situação.

Prepare o palco do “grande ritual”

Se você adquiriu um apartamento cuja varanda foi equipada com uma churrasqueira, podemos concluir que meio caminho já foi andado. Resta apenas observar os “avisos aos navegantes” constantes no seu contrato, reservar os apetrechos e, claro, escolher uma boa carne (falaremos dessa parte mais abaixo).

Caso esse equipamento não esteja presente e você entenda ser essencial dispor de um (em vez de partir para uma solução portátil, por exemplo), convém analisar com cuidado o ambiente antes de sair quebrando paredes. Nesse caso, não dá para se furtar a realizar um cuidadoso projeto.

“Projeto para uma simples churrasqueira?”, pensou você, tomado de horror. Lembre-se do que sua mãe já dizia: “Com fogo não se brinca”. Portanto, é mais prudente deixar a missão para um especialista, que poderá indicar o local mais acertado e o material necessário.

Se, no entanto, a sua residência não comporta uma churrasqueira clássica ou você não queira se meter a fazer reformas, pode avaliar a conveniência de comprar um equipamento portátil.

Uma alternativa — que pode ofender os brios dos churrasqueiros mais “old school” — é a utilização de uma churrasqueira ou grill elétrico. Cabe em qualquer bancada e não esfumaça o ambiente. Algumas até se pode embutir.

Domine o fumacê

Para quem não dispensa a boa e velha churrasqueira a carvão, o principal desafio (tirando, obviamente, o de conseguir um assado macio e suculento) é evitar o fumacê. Afinal, esse é, de longe, o principal problema de quem faz churrasco em apartamento.

É de se supor que a churrasqueira já inserida na planta do apartamento dê conta do recado em condições normais de uso. Só não o fará, portanto, se a perícia no trato do carvão for considerada insuficiente.

Para evitar perder a mão do processo, vale atentar ao que diz a sabedoria popular: uma pitada de sal grosso sobre a brasa, garantem os entendidos no assunto, contém a fumaça.

Por outro lado, nem pense em tentar abrandar o fogo jogando-lhe água em cima! Alguém mais experiente vai considerar o conselho desnecessário, mas acredite: há quem, no desespero de conter as labaredas, recorra ao inútil (e tóxico) expediente. O máximo que vai conseguir é levantar um fumaceiro malcheiroso.

Fora isso, dê um tempo até que o carvão vire brasa antes de posicionar a carne na grelha — o que deve ocorrer depois de uns 45 minutos de acendido o fogo. A propósito, utilize acendedores com álcool gel: são muito menos fumacentos.

Escolha a sua carne com cuidado

Existe churrasqueiro que não admite assar nada que não tenha uma grossa borda de gordura. Argumentam que ela ajuda a dar sabor ao alimento. Pode até ser, mas se quiser minimizar a ocorrência de fumaça no apê, prefira cortes magros. A restrição se deve ao fato de que a gordura, ao pingar sobre a brasa, exalar fumaça.

Sendo assim, dadas as circunstâncias, deixe para queimar a picanha ou o contrafilé do espaço gourmet do condomínio. Na intimidade do lar, prefira uma fraldinha ou um belo pedaço de bife ancho.

Caso decida pilotar uma churrasqueira elétrica, não esqueça de dar tempo para a grelha aquecer. Do contrário, a peça de carne cozinhará em vez de assar, o que levantará uma quantidade considerável de vapor.

Pelo mesmo motivo, vale a pena deixar as carnes descansando em temperatura ambiente antes de iniciar os trabalhos. Se as peças estiverem resfriadas, “roubarão” o calor da grelha e — novamente — cozinharão, o que aumentará o tempo de preparo e causará mais fumaça.

Portanto, com esses procedimentos simples você terá êxito onde tantos bravos fracassaram. Ou seja, conseguirá realizar um belo churrasco no apartamento sem empestear o ar de fumaça. Depois de dar esse pequeno mas grande passo para a Humanidade, resta repetir a dose tantas vezes quantas necessário para provar que, acima de qualquer suspeita, não foi apenas sorte de principiante.

Tomara que este post tenha deixado você confiante e animado para testar o conhecimento recém-adquirido. E já que você parece interessado em temas culinários, que tal pensar em dar uma personalizada na sua cozinha? Vai que ela esteja precisando de uma boa guaribada, não? Neste post reunimos algumas dicas incríveis para deixar o seu espaço “master chef” renovado e convidativo. Não deixe de conferir!