Mercado imobiliário

Dicas para o apartamento novo: como planejar as obras necessárias

A aquisição de um apartamento novo é seguida de expectativas, sonhos e ansiedades. Muitas vezes é resultado de anos de planejamento, economia rigorosa, desapego de bens, contratação de empréstimos e romarias por imobiliárias, construtoras e canteiros de obras até que o que estava apenas no papel (e na imaginação) finalmente se torne realidade.

Entretanto, nem sempre basta girar a chave do imóvel pela primeira vez depois que ele foi entregue que tudo estará resolvido. Descontando a parte em que você precisou fazer a mudança ou encomendou a decoração do novo endereço, há algumas coisas que talvez sejam necessárias antes que se possa, enfim, desfrutar do tão esperado apê novo em folha.

Uma delas é planejar as obras necessárias. Parece estranho pensar em reformar um imóvel novo, mas acontece. E por uma série de razões: transformar a varanda em um espaço gourmet para receber confortavelmente os amigos, trocar o revestimento da cozinha por um material de melhor qualidade, promover uma divisão de cômodos mais adequada ao perfil familiar etc.

É sobre esse assunto que falaremos neste primeiro post da série “Dicas para o apartamento novo”. Portanto, se você está lidando com esse dilema de iniciar vida nova justamente quebrando paredes, não deixe de continuar conosco para saber como planejar as obras necessárias com êxito e sem as tais surpresas que rondam as reformas. Confira:

Saiba o que deve ser feito

Assim como uma casa se inicia do alicerce, não dá para pensar em reformar o apartamento novo sem planejamento. Isso porque, ao queimar etapas ou colocar o carro na frente dos bois, é possível que os gastos e os prazos acabem extrapolados.

Imagine você, já fervendo de ansiedade por ocupar o novo espaço de uma vez, se ver envolvido em obras caras e que nunca terminam. Isso é o que a falta de planejamento faz.

Por isso, estude muito bem o que pretende fazer antes de tomar qualquer providência. Não é incomum a pessoa ter uma noção apenas vaga daquilo que gostaria de mudar. Se esse for o seu caso, pesquise um pouco mais. Procure inspiração em sites de decoração ou no Pinterest, que é uma rede social rica em conteúdo relacionado a design e decoração (entre outras coisas).

Se após essa fase exploratória você ainda estiver inseguro, procure uma opinião profissional. Discuta ideias, ouça sugestões, faça contas, refaça as contas (sim, isso é importante!) e só então, quando estiver seguro do que deve ser feito, e quanto vai custar, parta para a fase dois do projeto de reforma do apartamento novo.

Lembre-se também de fazer suas projeções a partir da planta do imóvel. Considerando que se trata de um apartamento novo, é provável que você tenha recebido a sua no momento em que assinou os papéis de compra. Ela vai orientá-lo no que diz respeito à parte estrutural do imóvel e evitar que cause danos na parte hidráulica ou elétrica do apê.

Contrate mão de obra especializada

A menos que você se considere plenamente capaz de realizar o trabalho, convém contar com mão de obra especializada para tocar a sua obra de reforma. Na verdade, mesmo que queira pôr a mão na massa, ao menos um bom projeto é necessário contratar.

Vale destacar que o projeto normalmente consome menos de 4% do valor da obra. Ou seja, não vale a pena economizar nessa etapa, até porque a ausência de um projeto costuma resultar em perda de tempo e de dinheiro. Portanto, não caia nessa. Além do que, trata-se de um guia que orientará todo o pessoal envolvido na obra, de maneira que não haja surpresas no meio do caminho.

Falando em surpresas, é fundamental viabilizar o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de sua obra. Esse documento certifica que a reforma terá o acompanhamento de um profissional qualificado (no caso, o arquiteto), que será responsável pela segurança e condução adequada dos trabalhos.

A última peça desse quebra-cabeça pré-reforma é o sujeito que vai, efetivamente, executar a obra. Supondo que você não seja o cara, terá de encontrar um pedreiro capaz (nessas alturas, seus contatos anteriores já terão indicado bons nomes), a quem você deverá orientar e abastecer com os insumos necessários. Como se diz, o gado só engorda sob o olhar atento do dono.

Caso não se sinta à altura da tarefa ou tenha disponibilidade limitada de tempo, contrate um empreiteiro. Se optar por essa solução, poderá ficar mais tranquilo, visto que o profissional fará o devido gerenciamento dos trabalhos e arregimentará a mão de obra necessária.

Tudo preparado, é hora do quebra-quebra

Chegou o momento tão esperado e temido: o da obra em si. Mas não se preocupe: se as etapas anteriores foram cumpridas à risca, a chance de dar problema na hora do vamos ver é bem reduzida. Alguns cuidados, porém, são necessários.

Por exemplo, é preciso evitar que a quebradeira comprometa algum item que você deseja preservar. Digamos que o pedreiro (ou você mesmo) resolva pôr abaixo uma parede, mas o piso adjacente não será trocado. É preciso evitar que os pedaços de reboco e tijolos lasquem a cerâmica. Ou seja, providencie a devida proteção dos objetos que não serão trocados.

Também é importante observar a correta ordem de execução das obras. Não se deve iniciar a reforma pela colocação dos pisos, por diversos motivos óbvios (que, no entanto, convém mencionar: a sujeira e o risco de danificar a superfície).

Portanto, se houver colocação de gesso e marmoraria, comece por ali, eliminando assim etapas que causam enorme bagunça. Da mesma forma, deixe a pintura para o final (mas não toda ela: primeiro execute o nivelamento da superfície e, num segundo momento, a pintura. É provável que haja uma demão extra para garantir os arremates). Só após isso instale as tomadas e interruptores.

Para resumir, a ordem a seguir é esta: demolição e preparação de superfícies; instalação hidráulica e elétrica; contrapiso, impermeabilização, alvenaria e gesso; mármores, janelas e esquadrias; acabamento, pintura e instalação de acessórios e equipamentos.

Ufa! Ao final dessa jornada (que, novamente, será mais curta ou mais longa conforme o planejamento), seu apartamento novo terá a cara que você desejou e estará em perfeitas condições de habitação. É hora de relaxar e curtir seu cantinho reformado e perfeitamente sob medida para abrigar uma excitante nova etapa de vida. Aproveite!

Esperamos que este post tenha sido útil e o inspire em seu projeto de reforma do apartamento. Porém, não poderíamos nos despedir sem antes apresentar um grande projeto nosso: o Passeio Morumbi, novíssimo e entregue rigorosamente no prazo. Não deixe de ler este artigo sobre ele. Apostamos que ficará louco por conhecê-lo. É nosso convidado.