Dicas de decoração

Transforme o quarto do bebê com estas dicas de decoração

transforme-o-quarto-do-bebe-com-estas-dicas-de-decoracao

O bebê está quase chegando e você aí, na maior aflição, tentando deixar tudo prontinho para quando ele entrar no apê, aconchegado em seu colo, e se converter na alegria do lar. Contudo, entre consultas ao pediatra, compra do enxoval, compromissos de trabalho e reuniões do condomínio, o quarto do bebê ficou cheio de coisas por fazer.

Primeiro, foi a tarefa de desocupar o espaço, que até então servia para acumular tranqueiras. Depois, pesquisar quais móveis comprar, escolher o canto mais adequado para o bercinho, pintar o quarto (não seria melhor um papel de parede?) — enfim, parece que não dará tempo para aprontar tudo!

Nada de pânico! Apenas respire fundo, relaxe um pouco e veja como você pode transformar o quarto do bebê com estas dicas de decoração. Elas vão ajudá-lo a resolver todas as pendências, confira:

Comece pelo essencial

Qualquer pesquisa rápida em lojas especializadas ou na internet facilmente revela o seguinte: decorar o quarto do bebê pode ser tão agradável quanto dispendioso. Existem tantos móveis e itens de decoração com design incrível que ficamos tentados a esticar o orçamento mais do que recomenda o bom senso.

Além disso, quarto de criança deve ser fofo, mas funcional. Na hora do aperto, quando estamos atrapalhados dando banho no nenê ou fazendo algo que nos impeça de tirar o olho dele um instante sequer, precisamos ter tudo ao alcance da mão e não ficar tropeçando ou esbarrando em quinas de móveis.

Assim, seja porque o dinheiro encurtou, seja porque o quarto não é tão grande e você precisa de muito espaço livre para circular, o mais prudente é, ao menos no princípio, se concentrar no essencial. Isso significa se ater aos móveis realmente indispensáveis. E eles são três: berço, cômoda e poltrona de amamentação.

Começando pelo último, devemos dizer que é fundamental para a mamãe ter um local para se aconchegar com o filho e alimentá-lo com todo o carinho e conforto. Já a cômoda é indispensável, tanto para guardar as roupinhas da criança quanto para servir de trocador. O berço, por sua vez, dispensa maiores explicações. Vale dizer apenas que, se for do tipo 2 em 1, daqueles que se transformam em cama, você ganha um móvel com maior vida útil. Costuma ser mais caro, mas é um investimento que vale a pena.

Fique atento à segurança

Investir em um berço 2 em 1 é uma maneira inteligente de evitar ir às compras para adequar o quarto do bebê em um tempo muito curto. Mas isso só funciona se o produto adquirido for durável.

Isso implica dizer que você deve estar atento à procedência e qualidade dos móveis que deseja comprar. E não somente em razão da durabilidade, mas por outro motivo mais decisivo: a integridade física do bebê.

O berço, mais do que qualquer outro item, deve possuir certificação de segurança que ateste a ergonomia do produto e o uso de materiais que não ponham em risco a saúde de seu filho, como barras nas medidas corretas (para evitar que prenda as perninhas) e pintura atóxica.

Privilegie a cômoda

Como destacamos um pouco acima, a cômoda é um item básico do quarto do bebê. E não apenas pela função primordial de guardar as roupas e demais utensílios, mas pela função de trocador — razão pela qual também pode ser considerado um móvel 2 em 1.

Muita gente, entretanto, se divide entre adquirir somente a cômoda ou comprar, tão logo seja possível, um guarda-roupa.

Novamente, questões de economia (seja de espaço ou de dinheiro) e praticidade devem ser consideradas. Em muitos casos, se torna mais racional adquirir uma cômoda um pouco mais espaçosa e robusta e dar a ela maior longevidade. Assim, ela pode acompanhar seu filho por muito mais tempo.

Aposte em cores neutras

Decidir a cor do quarto do bebê é uma missão delicada. Sem contar a preferência dos pais, às vezes conflitante, deve-se levar em conta o futuro proprietário do quarto, se menino ou menina. A tentação, normalmente, é cair no clichê de escolher entre rosa e azul.

Essa prerrogativa está caindo em desuso. Atualmente, há outras possibilidades em jogo, o que torna a eleição mais desafiadora. A variedade de tons é enorme — e isso inclui muitos tipos de rosa e azul.

Independentemente da cor escolhida, é importante privilegiar os cores neutras, aplicando combinações delicadas e reservando o tom mais marcante para os detalhes da decoração. Desse modo, o quarto ganha uma atmosfera mais suave e reconfortante.

Cores vibrantes, por outro lado, devem ser evitadas, pois tendem a agitar um pouco a criança — o que não condiz com um local de repouso.

A regra também vale se você decidir revestir o quarto com papel de parede. Modelos mais lisos, sem muitos desenhos, são os mais recomendados. Depois é só acrescentar alguns adesivos com motivos infantis para deixar uma ou outra parede mais divertida. Se forem removíveis, melhor ainda: dá para modificar a decoração de tempos em tempos.

Use brinquedos como enfeites

Para dar um toque final, coloque nas paredes algumas prateleiras ou nichos e use as pelúcias e outros brinquedos da criança como enfeites. As prateleiras também podem servir para armazenar itens de uso diário do bebê, mas é interessante que você dê a elas uma função mais decorativa.

Quanto aos brinquedos, além de embelezar, eles otimizam a organização do ambiente, pois não é necessário adquirir objetos unicamente com o propósito de enfeitar o quarto. Móbiles e almofadas também dão ótimos elementos de decoração.

A única preocupação em relação a esses objetos diz respeito à limpeza. Caso o quarto esteja muito exposto à poeira (apartamento em andar térreo, por exemplo), dará trabalho mantê-lo asseado. Se for esse o caso, procure não carregar os nichos e prateleiras com muitos enfeites, especialmente objetos pequenos. Do contrário, você perderá um tempo precioso removendo e desempoeirando cada peça.

Higienize tapetes e poltronas

Ainda falando sobre limpeza, é necessário destacar o cuidado que se deve ter com os tapetes, especialmente se não forem artigos novos. O ideal é, antes de colocá-los no quarto do bebê, dar uma boa higienizada em tudo.

Excesso de zelo? Você ficaria surpreso com a quantidade de sujeira que uma boa limpeza pode retirar de um tapete aparentemente limpo — sem contar as bactérias. O mesmo procedimento deve ser tomado caso você adquira certos móveis de segunda mão: uma poltrona que foi de alguém da família, por exemplo. As almofadas devem passar pelo mesmo tratamento.

Com essas dicas simples você consegue solucionar os principais dilemas da decoração do quarto do bebê e finalizar a tarefa a tempo. Com um pouco de dedicação e carinho, o cantinho do seu pequeno ficará pronto para recebê-lo com total aconchego.

Aproveitando que estamos falando de cuidados com nossos filhos, que tal ler este post sobre apartamentos seguros para crianças? Temos certeza de que você vai achar o conteúdo bastante proveitoso. Boa leitura!

 

 Veja outras dicas aqui no nosso painel do Pinterest.