Dicas de decoração

Aprenda como deixar a sua casa com a cara do Natal!

aprenda-como-deixar-a-sua-casa-com-a-cara-do-natal

Durante uma caminhada pelo bairro, você olha as vitrines e logo se dá conta: Papai Noel está chegando. É a cidade que, aos poucos, vai despertando para o clima das festas de final de ano. Por consequência, nos faz lembrar que está na hora de pensar na decoração de Natal.

Tudo bem que existe um dia específico, estabelecido pela tradição cristã, para montar a árvore e pendurar os enfeites. Trata-se do primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal e que este ano cai em 2 de dezembro.

Mas você não vai querer deixar os preparativos para cima da hora, vai? Como saber se os adereços natalinos armazenados no sótão desde o ano passado sobreviveram aos últimos doze meses? Sem contar que, talvez, você esteja precisando dar uma renovada na sua decoração de Natal. Dar um “up” na coisa.

Motivos não faltam: um apê novo, a empolgação dos filhos, a sua vontade de celebrar um ano que foi positivo em muitos aspectos ou, quem sabe, você simplesmente decidiu que a sua casa merece uma decoração natalina de primeira.

Antes, porém, de sair às compras, que tal conhecer algumas dicas para deixar a sua casa com a cara do Natal? Topa? Então, confere aí:

Uma guirlanda para dar boas-vindas

Toda decoração de Natal que se preze começa com uma guirlanda, símbolo que remete ao período pré-cristão mas que foi eficientemente incorporado à iconografia natalina — embora rebatizado com um nome que pouco pegou: coroa do Advento.

Independentemente de questões semânticas, pendurar uma guirlanda (coroa, se preferir) na porta da frente é uma maneira calorosa de receber amigos e familiares no período de festas e a melhor forma de entrar no clima do Natal.

E o comércio, a essas alturas, já está abarrotado delas. Pequenas, grandes, luxuosas, singelas…. No entanto, talvez não tenha coisa mais condizente com o espírito natalino do que confeccionar a sua própria guirlanda. Se contar com a colaboração da família na tarefa, melhor ainda!

Quase todo tipo de material pode ser aplicado na feitura de uma guirlanda: de garrafas pet a galhos e ramos, algodão, tecido e até mesmo plantas (há versões muito bacanas, feitas com espécies do tipo “suculentas”, que podem inspirar o pessoal chegado a uma jardinagem).

Vale contar com habilidades de pachtwork, adquirir os enfeites prontos para aplicar sobre a coroa, abusar dos laços e fitas, de tinta dourada e o que mais vier. Aproveite um momento de folga, chame a garotada e divirta-se!

A árvore como estrela da festa

Ainda falando sobre simbologia, nada é mais representativo da celebração do nascimento de Jesus do que a árvore enfeitada com bolas coloridas e luzes. No interior dos lares, ela é talvez mais popular do que o próprio presépio.

Por isso, a árvore natalina merece toda a consideração e deve contar com os seus melhores esforços para que brilhe orgulhosamente durante o período natalino (segundo a tradição, ela deve permanecer montada até 6 de janeiro, Dia de Reis).

Da mesma forma que a guirlanda, dá para comprar uma árvore prontinha, bastando apenas montar, como também fazer uma personalizada, usando uma planta de verdade ou material reciclável e enfeites diversos, ou, ainda, incrementar a árvore usada no ano passado. Enfim, o céu é o limite.

Só para se ter uma ideia, o cone de isopor que a gente encontra em lojas de artesanato é um excelente suporte para a criação de árvores natalinas. Basta pintá-lo com tinta spray dourada e, usando cola quente, fixar os enfeites — que podem as pinhas (cones espinhentos que caem dos pinheiros), bolas de isopor douradas ou o que mais a sua imaginação quiser.

Luzes para alegrar a noite

Passear pela vizinhança de noite com todos aqueles pisca-piscas acesos é uma maravilha. Assim, não dá fugir à regra e deixar de iluminar a fachada ou a varanda de casa com metros de luzinhas alegres e coloridas.

O mesmo vale para o interior de casa: luzes dando voltas na árvore natalina, espalhadas sobre a mesa onde será servida a ceia ou em lugares estratégicos do apartamento para enfeitar a noite de Natal.

Pisca-piscas, todo mundo sabe, são muito fáceis de encontrar — qualquer loja de departamentos tem para vender. Agora, que tal usá-los de uma forma um pouco mais interessante? Além dos usos citados acima, você pode pegar alguma garrafa de vidro e enchê-la com as luzes coloridas para criar uma luminária diferente.

Outra opção é utilizar luminárias de ferro, dessas que se usam no jardim, para acondicionar os pisca-piscas. Depois, é só escolher um canto da casa onde depositar o enfeite para deixar o ambiente mais natalino. Um detalhe: use luzes de Natal sem tomada.

Uma mesa para reunir a família

A mesa onde todos irão se reunir para celebrar a ceia natalina merece um cuidado especial. E é justamente sobre ela que você pode despejar toda a sua inventividade, criando uma decoração alegre e cheia de estilo.

Por exemplo, por que não criar alguns arranjos de flores ou um vaso bem bonito e colocar em volta algumas velas, ramos de flores, pisca-piscas ou as já mencionadas pinhas? As bolinhas coloridas que sobraram da árvore também podem ser acrescentadas à composição.

Também é interessante dispor de algumas frutas da estação para dar um colorido à mesa da ceia e, por tabela, deixar a refeição mais nutritiva. Uvas, bananas, melancias, damascos, figos e abacaxis, para citar algumas, abundam nessa época do ano e devem ser incorporadas ao menu da festa.

Separe os melhores talheres, inclua pequenos arranjos para enfeitá-los, use taças como castiçais, vidros de conserva com bolinhas coloridas dentro, muitos ramos, paus de canela e construa uma bela decoração. Ah! Não esqueça de cobrir a mesa com uma toalha temática bem bonita!

Bandeirolas, pinhas e bolas de isopor pintadas com tinta dourada, doces e lembrancinhas com motivos natalinos, laços e fitas verdes e vermelhas, meias para presentes e mais um montão de ideias podem ser utilizadas para complementar a sua decoração de Natal. Se vai sair às compras ou criar seus próprios enfeites (a internet está aí para ajudar), não importa. O que vale é deixar a casa no clima da festa e viver as alegrias do espírito natalino com toda a animação.

Para finalizar, que tal saber um pouco mais sobre a tendência DIY, ou “faça você mesmo”? Se você não faz muito o tipo que gosta de pôr a mão na massa — seja para enfeitar a casa para o Natal, seja para resolver os problemas do dia a dia —, este post vai mostrar por que vale a pena investir nessa ideia. Se você já é um “selfmade man” (ou “selfmade woman”), também vale a pena se ligar nas dicas do artigo. Portanto, boa leitura!

 

 Veja outras ideias de decoração aqui no nosso painel do Pinterest.