#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Zamioculca – a planta da prosperidade no seu apê!

Você sabia que a zamioculca é uma das plantas perfeitas para você ter no seu apartamento? Por ser uma planta que não precisa de luminosidade direta, é a escolha perfeita para ter em ambientes fechados.

Além de ser uma planta perfeita para o apartamento, a zamioculca é conhecida como uma planta que atrai prosperidade e sorte. Isso faz com que a planta seja perfeita para usar perto da entrada do seu apartamento, bem ao lado da porta.

Quer saber um pouco mais sobre essa planta e dos cuidados para que ela esteja sempre bem verdinha? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

A planta da prosperidade

A zamioculca se tornou conhecida como árvore do dinheiro, que atrai sorte e prosperidade por causa das crenças do Feng Shui. Com essas crenças, se tornou uma planta bem conhecida em comércios e residências.

Não é comprovado que a planta vai te trazer sorte ou prosperidade, mas que ela vai deixar seus ambientes muito mais agradáveis, isso é uma certeza. Com suas folhas de um verde bem escuro, a zamioculca é uma planta muito bonita que vai valorizar e muito a sua decoração.

Cuidados para ter uma zamioculca sempre bonita

A zamioculca é uma planta que não precisa de muitos cuidados, sendo perfeita para aqueles que têm o dia a dia corrido. Se você não tem muito tempo para cuidar de uma planta ou não tem experiência nenhuma com isso, a zamioculca é perfeita para você.

É uma planta que não precisa de muita rega, sendo perfeita para usar em ambientes internos. Para saber quando a rega é necessária, basta enfiar o dedo ou um palito na terra onde ela está plantada.

Se a terra estiver úmida, deixe a rega para outro dia. O excesso de água faz com que suas folhas se tornem amareladas até que a planta morra por causa desse excesso de regas.

O vaso da zamioculca precisa ter bastante furos para facilitar a drenagem do solo, e você pode melhorar ainda mais a drenagem ao colocar pedriscos.

Os pedriscos devem ser colocados na parte do fundo do vaso, e uma manta ou tecido TNT para separar as pedras e o substrato.

O substrato precisa ser bem leve, então você pode comprar um substrato próprio para plantas e acrescentar cascas de pinus e alguns pedaços de carvão. Isso vai ajudar o solo a ficar mais arejado, garantindo uma melhor drenagem. 

Como é uma planta de crescimento bem lento, ela não precisa de podas, sendo perfeita para pessoas que não tem muito tempo disponível. Além disso, a zamioculca não precisa de sol direto, podendo ser deixada em qualquer canto do apartamento.

Cuidados necessários com crianças e animais

Mesmo sendo uma planta indicada para ambientes internos, isso não significa que você não precise tomar cuidado. Todas as partes da zamioculca são venenosas, por isso é sempre bom que ela esteja fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

Garantir a segurança é o primeiro passo, mas caso você não tenha crianças ou pets, pode ter a zamioculca sem nenhum problema. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre a zamioculca e todos os cuidados necessários com essa planta tão bonita. Então é só preparar um cantinho no seu apartamento e colocar ela em um vaso bem bonito para alegrar seu ambiente.

Leia também: plantas variegadas

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.