Dicas Práticas

Como deixar a casa fresquinha neste verão?

aprenda-como-deixar-a-sua-casa-fresquinha-neste-verao

Mais um verão chegando e você aí, suando por antecipação ao pensar nos dias abafados que vêm pela frente. Na conta de energia que vai subir por causa do ar-condicionado a toda e no fato de a praia estar tão longe, em algum distante e inacessível litoral.

Não que o verão seja ruim — muito pelo contrário. O clima e a cor da estação mais quente do ano revigoram o espírito, trazem a perspectiva de momentos agradáveis à beira-mar e a liberdade de se usar muito menos roupas que o habitual.

O problema é que passar uma semana de termômetros em alta dentro de uma casa que mais parece um forno, sem poder se refrescar nem um pouquinho, frita o entusiasmo de qualquer um. A solução? Saber como arejar o apartamento.

Talvez não tenha ocorrido a você ainda, mas existem algumas boas soluções para melhorar o ambiente dentro do seu apê. Quer saber quais são? Fique conosco e aprenda a deixar a sua casa fresquinha neste verão. Acompanhe:

Abra bem as janelas

Essa é uma medida bem simples e — você pode argumentar — óbvia demais. No entanto, é muito fácil a gente recorrer às janelas nos momentos em que o calor está mais sufocante, esquecendo de fazer o mesmo quando a temperatura fica amena.

A questão é que não há maneira mais barata de arejar o interior de um imóvel do que abrindo bem as janelas e deixando que o ar fresco percorra os cômodos — especialmente nos dias em que uma brisa refrescante está soprando lá fora.

Além de deixar o apartamento mais “habitável” em dias quentes, a ventilação natural possibilita uma necessária renovação do ar que é respirado dentro de casa, fazendo com que impurezas sejam eliminadas e problemas de ordem respiratória prevenidos.

Inclusive, caso seja seguro, mantê-las abertas à noite deixará suas horas de sono mais agradáveis. Só providencie a instalação de telas protetoras para evitar ser importunado pelos mosquitos….

Use cortinas e tecidos leves

Embora seja saudável deixar as janelas abertas para refrescar o ambiente, permitindo ainda que a luz natural elimine a umidade e o mofo, dependendo da hora do dia ou da posição do imóvel, pode ser que o apartamento fique muito exposto ao sol, aquecendo o seu interior.

Em momentos assim, é importante dispor de cortinas feitas com tecidos leves e cores claras para filtrar a luz incidente. Em alguns casos, talvez seja necessário instalar persianas ou cortinas do tipo blecaute. O importante é que estas últimas tenham a face externa da cor branca, para refletir o calor. A desvantagem é que você perde claridade.

Falando ainda em tecidos, considere trocar o enxoval para dispor de um pouco mais de conforto no verão. Lençóis e fronhas de cor branca, feitas de algodão, são as mais indicadas para a estação.

Atitude semelhante deve ser tomada caso o sofá da sala seja forrado com tecidos mais pesados, tipo veludo ou camurça, que absorvem calor. Se não estiver pensando em se livrar dele, providencie uma capa de algodão para cobri-lo, deixando a sua soneca da tarde mais aprazível.

Dispense tapetes e almofadas

Não tem coisa mais gostosa do que sentir o toque de um tapete bem felpudo sob os pés descalços — isso, claro, se você não estiver no pico do verão! Quando o clima esquenta, tanto tapetes quanto almofadas acabam absorvendo o calor, deixando o apartamento um pouco mais quente.

A solução é simples: recolha os tapetes, guarde as almofadas e ache um baú ou use o fundo do roupeiro para dispensar também a roupa de cama mais pesada (cobertores e edredons). Deixe apenas um cobre-leito de algodão bem leve para as noites mais frescas.

Instale ventiladores de teto

O verão promove uma verdadeira corrida às lojas de eletroeletrônicos. O alvo: os aparelhos condicionadores de ar. O problema é que são caros e exigem uma instalação igualmente dispendiosa. Além disso, tem a já mencionada questão do consumo de energia.

A alternativa é instalar ventiladores de teto. O equipamento é muitíssimo mais barato, consome 6,5 vezes menos energia que o ar-condicionado e proporciona ar fresco nos dias de forte calor. A vantagem adicional é que existem ventiladores de diversas cores e modelos, o que facilita na escolha do tipo mais adequado ao layout do cômodo.

Se possível, escolha um que possibilite direcionar o vento tanto para cima quanto para baixo. Para maior eficiência, deixe-o ligado por, pelo menos, meia hora diariamente.

Eventualmente, você pode acrescentar na conta um ventilador de coluna e usá-lo em conjunto com o modelo de teto. A ideia é criar correntes de ar para expulsar o ar quente com maior rapidez, especialmente nos dias mais abafados.

Tenha plantas em casa

Cultivar plantas em casa oferece vários benefícios, como deixar o lar mais colorido, melhorar a decoração e proporcionar um pouco de alegria ao dia a dia. Afora tudo isso, ajuda a arejar o apartamento.

Flores e folhagens têm a capacidade de filtrar o ar que é respirado dentro do ambiente, além de transpirar o excesso de água que recebem, ajudando a regular a temperatura do local.

Entretanto, para que tenham eficiência, é importante que você invista em muitos vasos e espécies. Espadas de São Jorge, lírios da paz e jiboias são exemplos de plantas purificadoras. Cactos, rosas de pedra e outras do tipo “suculentas” são boas de cuidar e absorvem bastante água. E não esqueça das flores: begônias, crisântemos etc. Tenha-os dentro de casa e também na varanda.

O importante é deixar a atmosfera dentro de casa respirável e o aspecto geral do ambiente mais agradável.

Além dos conselhos listados acima, você pode substituir as lâmpadas incandescentes, que emitem calor, por similares frias, como as de LED ou fluorescentes, eliminar o excesso de mobília para aumentar a eficácia do ar que circula pela casa e usar cores claras nas paredes e mobílias.

Cada uma dessas medidas contribui para deixar a sua casa mais fresca no verão e não exige grande investimento. Portanto, agora que você sabe como arejar o apartamento, não precisa temer a chegada da estação quente. É só relaxar e aproveitar!

Falando em aproveitar, que tal conhecer algumas dicas interessantes sobre sustentabilidade? É só dar um clique neste link e depois contar para a gente o que achou. Boa leitura!

Veja mais dicas em nosso painel do Pinteress.