Por que ter uma área de lazer dentro do meu condomínio é importante?
Quais aspectos você leva em consideração quando pensa em um lugar ideal para morar? A localização, se perto de tudo, com certeza aparece como preocupação principal. Ou, talvez, a segurança que o imóvel proporciona. O preço também é uma condicionante, pois muitas vezes inviabiliza uma escolha mais criteriosa.
Assim, localização e segurança aparecem no topo de sua “wish list”. São, realmente, motivos a se ter em mente — e não são excludentes. Se puder escolher ambos, é o que qualquer um fará. Atento a essa demanda, o mercado imobiliário caminhou para uma tendência: a dos condomínios equipados com ampla estrutura de lazer.
Trata-se de empregar a mesma lógica aplicada aos shopping centers: atender a todas as necessidades do público em um único local, com praticidade e segurança. Seguindo essa dinâmica, os modernos empreendimentos residenciais constroem áreas anexas aos blocos de apartamentos projetadas unicamente para proporcionar um incremento à qualidade de vida dos moradores.
Assim, há equipamentos dedicados a atividades físicas (área fitness, quadras poliesportivas, passeios e parques), ao entretenimento das crianças (brinquedoteca, playground, piscina) e ao convívio social (espaço gourmet, salão de festas, hortas comunitárias).
E qual a vantagem de possuir toda essa área de lazer no condomínio? Esse é o assunto do post de hoje (aliás, é o assunto de uma série de postagens que fizemos nesses últimos dias. Aqui você confere o que mais discutimos sobre o tema).
Porque você não tem tempo a perder
Todo mundo fala hoje em dia em desacelerar. Pudera: com o ritmo com que levamos a vida o estresse é inevitável. É um tal de acordar cedo, correr para deixar as crianças na escola e chegar a tempo de bater o cartão, comer em pé no cachorro-quente da esquina e voltar voando ao escritório — e fazer tudo de novo no dia seguinte.
Claro, essa descrição pode soar um pouco exagerada. Entretanto, em maior ou menor grau, a vida segue aos tropeções, engolindo folhas do calendário e deixando pouca margem para atividades realmente prazerosas. Afinal, ponha-se na equação a justificável canseira que a rotina semanal impõe. Como achar tempo e disposição para frequentar uma academia, por exemplo? Especialmente se esta estiver a alguma distância de carro da sua casa?
Agora, se tudo o que você precisar fazer for vestir uma roupa e calçar um par de tênis confortáveis, descer até a área comum do condomínio e esticar as pernas ou ir logo ali na academia do prédio, a coisa muda de figura. Nada de perder tempo dirigindo até um local adequado, decidindo onde estacionar o veículo nem se preocupando com o horário da volta. Você economiza tempo e agiliza a sua rotina.
Porque você precisa de um tempo para si
Sim, não se trata apenas de encaixar mais uma tarefa na sua já exígua agenda. Trata-se, na verdade, da sua qualidade de vida. Ainda que as contas se acumulem e você compreenda que está em um momento de produtividade em sua carreira, o que certamente será importante para a tranquilidade futura da família, há momentos em que é necessário tirar o pé do acelerador.
Daí a importância de dispor de uma área de lazer no condomínio. Afinal, tem horas em que é necessário deixar “descansar” aquele projeto no qual você está debruçado faz horas, ou os arquivos da sua faculdade, e simplesmente relaxar, descer até o térreo e caminhar entre as alamedas do condomínio, cumprimentar alguns vizinhos de bloco, respirar ar puro e aproveitar a área verde para sentar em um banco e assistir as crianças brincando no playground.
Agora imagine o seu prédio sem nada disso, apenas uma sucessão de corredores e portas fechadas. Chega a ser deprimente. Como alternativa, somente a rua e uma vizinhança nem sempre muito convidativa. “Melhor ficar aqui dentro mesmo”, você decide.
Uma completa estrutura de lazer, por outro lado, fornece alguns subsídios para quando você precisa tirar um tempo para você. E isso faz toda a diferença.
Porque a sua família precisa de atenção (e proteção)
Ainda que você seja o mais ocupado dos seres vivos, não há como se desviar de certas obrigações: a principal delas diz respeito ao tempo que você deve dedicar à família. Levar as crianças para se distraírem um pouco, preparar uma boa refeição para o marido ou a esposa — enfim, fazer coisas de família.
Novamente, a perspectiva de sair e enfrentar o trânsito, as filas e os estacionamentos não são muito atraentes. E nem precisaria se preocupar com isso, se tudo o que você procura está aí mesmo, dentro do seu condomínio. Uma brinquedoteca para os pequenos, uma pracinha para relaxar e socializar, um espaço gourmet para convidar os colegas e preparar um bom , etc…
É como viver igual a antigamente, quando tudo era mais simples e seguro. De fato, quando se trata da segurança da família, não fazemos concessões. Por isso é tão importante morar em um condomínio onde é possível encontrar um rol de atividades estimulantes e necessárias em completa segurança. Você dorme tranquilo, sabendo que, dos portões para cá, aqueles que você mais ama estão plenamente a salvo.
Porque você não precisa gastar dinheiro à toa
A área de lazer do condomínio não é apenas um meio prático de mudar de vida, no sentido de adotar hábitos saudáveis (frequentar o espaço fitness ou realizar exercícios ao ar livre), assumir uma rotina mais leve (levar os filhos para brincar no parque, passear com o cãozinho, preparar piqueniques em família) ou aproveitar um pouco melhor a vida (realizar encontros no espaço gourmet, curtir um sol à beira da piscina), mas uma forma de fazer economia.
Isso porque a mensalidade de uma boa academia não é exatamente uma ninharia. O mesmo se pode dizer da mensalidade do clube, do espaço kids do shopping ou de qualquer outra solução disponível no mercado para quem deseja dar um up na rotina. Ponha tudo na ponta do lápis e veja quanto sobra no final do mês.
Claro, correr pelas calçadas da cidade não custa nada, nem pedalar por aí. Mas nem sempre é muito seguro, não é mesmo?
Sem contar que, toda vez que decidir dirigir até qualquer um compromisso desses citados acima, você botará o tanque de gasolina para funcionar. E não se esqueça do estacionamento, do flanelinha e dos demais gargalos que qualquer trânsito de cidade mediana já impõe. Demora, custa dinheiro e torra a paciência.
Portanto, ao lado da praticidade, da segurança e do conforto, pense na infraestrutura de lazer de seu residencial como uma forma de economizar — seu tempo e seu dinheiro, vale ressaltar.
Acreditamos que os motivos acima justificam a obsessão que muitos têm pela área de lazer do condomínio. Não se trata de luxo, nem de desperdício de planta, mas de valorização do empreendimento e atenção às necessidades básicas de seus moradores. Pense nisso na próxima vez que decidir investir em um imóvel, ok?
Para fechar, que tal saber um pouco mais sobre as regras de convivência dentro do condomínio? Se você mora em um, vai querer ficar por dentro do protocolo que rege o local, correto? Pois é só dar um clique neste link e se inteirar de tudo. Boa leitura (e bom relacionamento com o pessoal).