#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências em decoração em 2021: Pantone

Embora, para todos os efeitos, represente apenas uma virada na folha do calendário, o início de ano sempre nos energiza com a possibilidade de mudanças em nossa vida para melhor. Estabelecemos novas metas e tentamos deixar em dezembro tudo o que não deu certo nos meses que passaram. No mundo corporativo, coleções e tendências surgem para ditar a moda e influenciar os mais diversos segmentos do mercado nos meses que virão.

No caso do design e da decoração, uma das principais balizas é a gigante do mundo das cores Pantone, que a cada dezembro faz o aguardado anúncio das cores que serão o padrão do ano que virá. Neste 2021, demonstrando o quanto atípico 2020 foi, a empresa norte-americana propõe não uma, mas duas cores. Uma dobradinha de amarelo e cinza.

Que tal descobrir o que essa combinação significa e de que maneira ela se instalará em nosso dia a dia? Vamos já conferir.

  1. Ultimate Gray mais Illuminating

Um aceno de força e positividade. Essa é, em resumo, a aposta do Pantone Color Institute (PCI) para 2021. De um lado, temos a resiliência do Pantone 17-5104 Ultimate Gray; do outro a vibração do Pantone 13-0647 Illuminating, cores independentes que se apoiam em uma união “prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista”, segundo o anúncio feito pela companhia, cuja sede fica no estado de Nova Jérsei (EUA) e desde 1963 dita o padrão cromático para profissionais de moda, design gráfico, decoração e arquitetura.

Ainda de acordo com a página do IPC, a escolha da Cor do Ano decorre de uma apurada análise de tendências. Para chegar a ela, os especialistas em cores da Pantone viajam pelo mundo à cata do que há de novo em diferentes áreas: da indústria do entretenimento a coleções de arte, da produção de artistas emergentes ao surgimento de novas tecnologias, matérias-primas e texturas, das plataformas nas redes sociais até eventos esportivos de grande comoção.

Portanto, antes de sinalizar para um novo rumo no mercado, a Pantone capta os sinais emitidos pela comunidade criativa e os sintetiza em uma cor, que, por sua vez, consolidará a tendência, ao inspirar essa mesma comunidade criativa a basear seus trabalhos ainda mais na sugestão cromática. É praticamente um ouroboros, um círculo que se retroalimenta e magnetiza conceitos. Como se trata de um movimento irresistível, não há dúvida de que veremos muito amarelo e cinza circulando por aí em 2021.

A questão é saber como aproveitar essa tendência em nossos projetos décor. É o que veremos a seguir.

  1. Amarelo com toques de cinza

A união do cinza com o amarelo não é algo tão estranho ao universo da decoração de interiores. Afinal, o cinza é sempre requisitado quando o assunto é projetar sobriedade a um ambiente, enquanto que o amarelo injeta vitalidade em espaços onde o clássico predomina. 

O fato de a Pantone eleger esse mix, porém, indica uma maior prevalência do duo Ultimate Gray + Illuminating na prancheta dos profissionais da área ao longo de todo o ano de 2021.

Entretanto, se nas vitrines das grifes de roupas o amarelo aparece como protagonista, enquanto que o cinza exerce um papel auxiliar (o que também ficou evidente na própria publicidade utilizada pela Pantone), na decoração o que ocorre é uma inversão de prioridades, com o cinza assumindo a função de base da composição, ocupando, assim, pisos e paredes, enquanto que o amarelo pontua alguns detalhes decorativos.

Em resumo, representa uma aposta segura, derivada de uma combinação clássica e muito versátil. 

  1. Uma combinação para todos os ambientes

Vale destacar que a cor Pantone de 2021, justamente por ser versátil, tem ampla abrangência. Você pode aplicar a tendência na cozinha, no quarto, na sala ou na varanda. Especialmente para quem aprecia um perfil decorativo arrojado e moderno, a combinação é um prato cheio.

Vejamos como ela se comporta na cozinha. Fugindo um pouco ao tradicional branco e adentrando no universo das cozinhas monocromáticas, uma tendência que ganhou força em 2020, pode-se quebrar a regra do mais cinza, menos amarelo e estabelecer a última como cor base, adotando-a nos armários da cozinha ou no revestimento da parede.

Note que é perfeitamente possível utilizar um tom menos intenso do Illuminating caso você receie que a versão full da cor possa causar cansaço com o tempo. Também recomenda-se, a quem prefira sobriedade, aplicá-la apenas em detalhes decorativos. 

Por outro lado, se você acredita que a manhã começa melhor com uma boa energizada cromática, tenha o amarelão da Pantone como aliado.

  1. A cor Pantone em outros cômodos

Via de regra, a combinação de cores do ano da Pantone adentra os demais cômodos sempre obedecendo a relação cinza como base, amarelo como destaque. Trata-se de uma relação segura, moderna e muito requintada — e o melhor: duradoura.

Por isso, invista no Illuminating como elemento estratégico a contrastar com a solidez cromática do cinza. Esse arranjo pode ser construído através da inserção de almofadas, porta-retratos, luminárias, prateleiras, banquetas ou qualquer outro objeto decorativo em um contexto dominado por gradações de cinza, do quase branco ao quase preto.

Outra maneira de inserir o amarelo Pantone e, de quebra, obter maior contraste com o cinza, é cobrindo uma parede (ou parte dela) com a cor. Trata-se de uma opção um pouco mais arrojada, mas muito de acordo com o espírito moderno que essa combinação de cores sugere. Essa opção pode ser usada com sucesso em áreas como o lavabo ou o banheiro, situação em que o amarelo promove uma fuga ao padrão discreto desses ambientes.

Independentemente da relação que se faz entre amarelo e cinza, o recurso sempre resulta em uma composição harmoniosa, perfeitamente equilibrada em valores de segurança, estabilidade, calor e positividade — tal como preconiza a dupla de cores do ano da Pantone. Se você não tem receio de repaginar seu apartamento, eis uma oportunidade de começar 2021 com inspiração e otimismo.

O que achou do post de hoje? Esperamos que tenha gostado. E mais: se você é fã de tendências cromáticas, não deixe de conferir também o texto que fizemos sobre o Azul Pantone, que dominou os mostruários de cores em 2020. É só clicar aqui e aproveitar. Boa leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.