Seja para surpreender as suas visitas com um tratamento VIP, seja para desfrutar de um drinque relaxante e passar a régua em mais uma semana de cão, não tenha dúvida: você merece dispor de um cantinho do bar só seu.
Mas o que significa isso? Grosso modo, é um espaço em seu apartamento onde é possível armazenar — de uma forma bem estilosa — o seu arsenal de destilados (eventualmente, as geladas também) e apetrechos relacionados.
Ou seja, em vez de depositar as garrafas em fundos de armário ou no final da última prateleira, você exibe suas bebidas prediletas (vinhos, uísques e afins) em um local especialmente desenhado para elas.
Além da funcionalidade, o arranjo tem um apelo decorativo incrível. E o melhor: não é preciso dispor de um espaço enorme para se criar um eficiente home bar. Aquele cantinho meio morto da sala de estar, um espaço da varanda ou qualquer outro lugar do tipo pode ser usado sem maiores dificuldades.
O requisito principal, além de uns itens estratégicos, é a criatividade. E, claro, algumas bebidas para exibir. Portanto, não torre todo o seu estoque antes de saber como criar um cantinho para o bar na sala de casa. Vamos lá?
Mesmo que você tenha ficado ávido para instalar uma novidade dessas em seu apê, pode ter chegado, no momento seguinte, a uma triste conclusão: “Vivo num cubículo, mano! Onde raios vou meter um cantinho do bar aqui?!”.
Fique tranquilo, pois não há realmente motivos para pânico. Uma das tendências que têm sido tábua de salvação para muita gente é a do uso de móveis compactos. Seguindo esse conceito, existem soluções de bares para serem fixados na parede que realmente ocupam muito pouca metragem. De quebra, valorizam o ambiente.
Além disso, qualquer espaço, ainda que mínimo, permite que você tenha o seu home bar. Basta um pouco de improviso e a escolha dos itens certos.
Qual espaço oferece o melhor abrigo ao home bar? E como é o perfil decorativo do local? Vale seguir o padrão ou criar uma ruptura com o intuito de valorizar ainda mais o barzinho? Criaremos um ambiente sóbrio, clean, ou com feitio retrô, modernoso?
Ou seja, comece mapeando a sala para avaliar como esse acréscimo pode se encaixar no contexto de sua decoração. Depois, parta para a exploração de possibilidades. Um aparador resolve? Vale investir em um frigobar? Por que não uma geladeira cervejeira?
Opa, aí a coisa já começa a ficar profissional…. De qualquer maneira, vale planejar a mudança de layout, ainda que não seja muito profunda. Quanto mais harmonioso o home bar, mais aconchegante e aproveitável ele ficará.
Agora que você sabe que, em se tratando de cantinho do bar, tamanho não é documento, é hora de explorar as possibilidades de instalação dessa comodidade.
Via de regra, não é preciso encomendar de um projetista a solução — muito embora a gente deva admitir que essa alternativa eleva bastante o nível de satisfação com o resultado.
Uma mesinha de canto, um simples aparador, um nicho, uma cristaleira, algumas prateleiras, todos esses móveis permitem a montagem de um eficiente home bar.
Quer um exemplo de barzinho em casa bem despojado? Junte em uma bandeja sobre o aparador algumas garrafas de bebida e uns copos. Mais do que isso não é necessário.
Claro que, quanto mais elaborado o projeto, melhor fica a experiência. Que tal adquirir um minibar com perfil vintage e espaço até para adega refrigerada ou frigobar? Vamos admitir que, ao lado da criatividade, algum dinheiro para investir ajuda na empreitada, não é?
Realmente, o barzinho caseiro não se faz de rogado: tal como Harry Potter, se vira muito bem debaixo do vão da escada. Também se acomoda no cantinho da sala sem reclamar. Porém, o suprassumo da funcionalidade está em arrumar-lhe um lugar na parede.
Essa talvez possa ser chamada de “tendência da tendência”: novamente, o aproveitamento do espaço é o responsável pelo sucesso (ainda que a ideia possa ser conjugada em projetos mais robustos com excelentes resultados).
Nesse caso, é possível optar por algumas alternativas:
Portanto, não faltam meios de se montar um cantinho do bar na sala para deixar o seu apê ainda mais convidativo. Se precisar de ideias de layout, faça pesquisas na internet, confira as novidades nos blogues e aplicativos de decoração, visite antiquários (sempre existe um móvel passível de reaproveitamento) e lojas de mobiliário. Descubra o formato que melhor se encaixa em seus planos e mãos à obra. Depois, é só curtir momentos de tranquilidade junto ao “balcão” do seu próprio barzinho. E o melhor: o proprietário aceita fiado.
Agora é com você. O objetivo deste post foi “provocá-lo” com uma tendência de decoração muito legal. Esperamos que tenha ficado ao menos tentado a adotar essa sugestão (esperamos mesmo é que tenha encarado isso como um convite à ação). E para não dizer que aparecemos por aqui apenas para beber, que tal aproveitar para conferir este post sobre gallery wall? Vai que você esteja naquele embalo de renovar a decoração do apê e esteja sem saber bem por onde começar. A gente, você sabe, sempre dá a maior força!
O Morumbi, tradicionalmente reconhecido como um dos bairros mais nobres de São Paulo, continua a se consolidar como referência em…
O Jacarandá Morumbi, com sua beleza atemporal e design inspirado na natureza, promete uma experiência de vida única. Mais do…
Você já imaginou como seria viver no apartamento dos seus sonhos? Um lugar que reflita sua personalidade, suas necessidades e…
Imagine viver em um oásis de tranquilidade e sofisticação no coração pulsante de São Paulo. O Olivier Morumbi torna esse…
Sonhando em morar no Morumbi? O Jacarandá Morumbi oferece apartamentos modernos, áreas de lazer completas e uma localização estratégica. Sonhando…
Descubra as diferenças e escolha o lar dos seus sonhos no coração do Morumbi. Está em busca do lar dos…