Dicas de decoração

Tendência em decoração: paredes 3D

Cansado de olhar os cômodos do seu apartamento e encontrar somente paredes lisas? Isso pode ou não ser um problema: vai do tempo em que essas paredes estão ali, exibindo as mesmas características (cor, mobiliário em volta, peças decorativas), ou da própria inquietação dos proprietários, manifestada por um maior ou menor desejo de mudar a decoração do ambiente.

Se você é do tipo que sempre busca renovar seu habitat, esse mundo de paredes uniformes talvez esteja mesmo dando nos nervos. E é supondo uma coisa dessas que resolvemos trazer uma novidade no post de hoje. Novidade relativa, diga-se — afinal, os revestimentos 3D para paredes já se consolidaram no mercado e, a cada volta no calendário, surgem lançamentos em termos de materiais e aplicações desse interessante recurso decorativo.

O mais importante dessa tendência é que não exige grandes aportes de mão de obra nem uma rotina de reforma muito brusca. Algumas soluções são relativamente simples de adotar e o resultado é muito satisfatório, tanto do ponto de vista da estética quanto da versatilidade.

Além do mais, qualquer dependência pode receber uma parede 3D e capitalizar em estilo, personalidade e dinamismo. Além dos insumos necessários, a criatividade e o bom gosto são os requisitos mais importantes.

Ficou interessado em conhecer mais a respeito dessa verdadeira febre do mundo décor? Então, você é nosso convidado para descobrir como criar uma parede 3D em seu apartamento e valorizar o ambiente. Venha conosco.

O que é parede 3D?

A parede 3D é resultado da aplicação de revestimentos que apresentam formas em relevo. Podem ser ondas, figuras geométricas ou florais. Essas imagens dão profundidade à superfície e criam um sentido de movimento, o que confere à parede um diferencial estético muito valorizado em modernos projetos de decoração.

Diversos materiais são utilizados na feitura de uma parede 3D, sendo os mais comuns o gesso, a cerâmica e o cimento. A montagem é modular: o revestimento é vendido no formato de placas e a colocação não oferece maiores dificuldades, pois as peças são fixadas na parede com ajuda de argamassa colante ou adesivo.

Com relação ao local de fixação, não há muitas restrições. Dá para colocar na cozinha, no banheiro, no quarto ou na sala. Áreas externas também estão liberadas, mas será necessário escolher revestimentos que ofereçam maior resistência às diferentes condições de tempo.

Que tipos de modelos há no mercado?

Já mencionamos alguns tipos de revestimento 3D facilmente encontrados por aí. Porém, é interessante apresentar os detalhes e as diferenças entre as alternativas mais populares presentes no mercado. Vamos a elas:

Gesso

Leves e versáteis, os revestimentos em gesso 3D são os de maior oferta no varejo. Estão também entre os de melhor custo-benefício, pois são de fácil colocação, possuem preço convidativo e entregam um resultado muito bom. É possível encontrar o produto pronto para uso ou adquirir moldes de silicone para fabricar as próprias placas. O único senão é que o gesso não é indicado para uso em áreas externas, visto que o material não possui boa resistência à ação do tempo.

Cimento

Os revestimentos 3D à base de cimento (cimentícios) são superiores ao gesso nos quesitos resistência e durabilidade — o que os credencia para uso tanto dentro quanto fora do apartamento. A instalação também é simples: basta usar argamassa colante para fixar. Por outro lado, possuem custo mais elevado, em razão do sistema de produção e do transporte (são mais pesados que o gesso).

Pedras naturais

As aplicações com pedras naturais estão entre os mais sofisticados revestimentos de parede 3D presentes no mercado. Oferecem um acabamento requintado, especialmente em projetos decorativos de salas de jantar, banheiros e sala de tevê, e também são bastante requisitados para renovação de muros e áreas externas. Seu custo, porém, costuma ser superior ao dos citados anteriormente.

Cerâmica

Os revestimentos cerâmicos com superfície em relevo também estão em alta e são facilmente encontrados nas boas casas do ramo. Sua instalação em ambientes internos confere modernidade e bom gosto ao aposento. Além disso, são indicados para uso em banheiros e lavabos, pois resistem bem à umidade.

Fibras naturais

O uso de revestimentos à base de fibras naturais é indicado para ambientes com decoração de feitio rústico ou descolado. Entre os elementos usados nesse tipo de aplicação está o bambu. O detalhe é que seu uso deve ser restrito a áreas internas e livres de umidade, visto que o material é relativamente sensível. O efeito estético, porém, é fantástico.

Plásticos

Alternativa prática e econômica, os revestimentos feitos com materiais plásticos, como PVC e PET, são fáceis de instalar e bastante apropriados para uso em locais onde há incidência de água, pois são impermeáveis e resistentes ao mofo. De quebra, são muito fáceis de limpar.

Papéis de parede 3D

Adesivos e papéis de parede 3D são o que há de mais simples e barato no mercado. Esses revestimentos trazem estampas que sugerem tridimensionalidade e podem entregar o resultado desejado sem grandes investimentos. Não se recomenda, entretanto, aplicar em áreas onde há contato com água, como banheiro e cozinha, exposição ao tempo ou ação de abrasivos.

Onde aplicar?

Como já mencionado, qualquer dependência pode receber uma parede 3D. Apenas deve-se ter o cuidado de escolher o material correto — caso, por exemplo, você queira renovar o box do banheiro ou a área em torno da piscina.

De modo geral, o recurso funciona muito bem para destacar uma parede que esteja meio “morta” no contexto do ambiente, como a superfície atrás da tevê, um canto da sala, o espaço entre a pia e o armário.

O importante é inserir o revestimento de maneira harmoniosa com o feitio decorativo do ambiente. Deve-se evitar, principalmente, sobrecarregar o espaço de informação visual. Se você decidiu destacar a parede com uma aplicação 3D, convém dar a ela o devido protagonismo.

Inclusive, pode-se ampliar esse efeito estético acrescentando no projeto uma iluminação específica para a parede 3D. Spots de luz direcionados para a superfície do revestimento, para citar uma solução, aprofundam o efeito tridimensional e valorizam o ambiente.

Finalmente, escolha cores e elementos que realcem o apelo estético do seu espaço e faça da sua parede 3D uma peça de destaque. Seu apartamento ganhará pontos extras de beleza e sofisticação.

O resto é com você: escolha a opção que melhor se encaixa nos seus planos e dê nova cara ao seu apê. E aproveitando que o assunto é parede, que tal adotar algumas prateleiras para quadros? Neste post você encontra dicas incríveis para entrar com tudo nessa tendência. Confira!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.