Dicas de decoração

Tendência em decoração: sapateiras na entrada do apê

sapateira na entrada do apartamento

Novos tempos sempre mobilizam mudanças de hábito. E estas, naturalmente, levam a ajustes de ordem prática nas ações do cotidiano. Soluções são criadas (ou recicladas) para atender a demandas que surgem por conta dessa rotatividade no modo de pensar e agir no dia a dia.

Quer um exemplo? O uso da sapateira na entrada do apartamento. Essa tendência (e nosso tema de hoje) é resultado direto do entendimento atual (para nós, ocidentais, ao menos) de que os calçados que vêm da rua são uma potencial fonte de contaminação do ambiente interno.

Faz sentido. Afinal, a pessoa anda por calçadas repletas de sujeira, toma caminhos de ampla circulação, pisa sobre todo o tipo de detrito que, inevitavelmente, arrasta para dentro de casa se não descalçar os sapatos antes de ultrapassar a soleira da porta.

Esse cuidado é especialmente importante se houver crianças em casa — considerando a mania que elas têm de conduzir suas brincadeiras diretamente no chão dos aposentos.

Vale notar que esse hábito de retirar os calçados antes de entrar em casa é secular entre povos orientais — notadamente os japoneses e árabes —, mas bem pouco cultivado por aqui. Mas isso, como falamos, tende a mudar, uma vez que, se antes não sabíamos o que fazer com os sapatos descalçados logo na entrada, agora podemos contar com a praticidade de uma sapateira posicionada na entrada do apê.

Portanto, não há mais desculpa para continuar espalhando germes por todo o interior da residência. Nem vai ser necessário executar um complicado rearranjo de todo o espaço. Fique exatamente aí, pois já vamos mostrar por quê.

A reabilitação da sapateira

A partir do momento em que se passou a cogitar tirar os sapatos ao entrar no apartamento, a preocupação que se seguiu foi: onde deixá-los?

Sim, sabemos que a sapateira é o destino correto de nossos “pisantes”. Porém, o que se tinha até então eram móveis sem o menor apelo estético — o tipo de mobília que está aí para cumprir uma missão inglória e nada além disso. Ademais, um incômodo superado pelos afortunados com a possibilidade de contar com um espaçoso closet.

Entretanto, ainda que se possa adentrar o apartamento carregando os sapatos nas mãos, até depositá-los no local correto, essa não é uma medida prática. Da mesma maneira, simplesmente estacionar os calçados no hall de entrada está fora de questão.

Por sorte, o pessoal da decoração está sempre antecipando tendências e, num piscar de olhos, modelos de sapateira para se colocar na entrada do apê começaram a inundar a timeline dos interessados pelo assunto. Com isso, ficamos sabendo que existem soluções para todos os estilos e necessidades.

Funcionalidade aliada à estética

Um fato da vida que se aplica perfeitamente ao mundo décor é que, não importa o quanto uma ideia seja revolucionária, do ponto de vista de solucionar um problema prático, não vai pegar se não apresentar o devido apelo estético. Ou seja, se parecer com um bode na sala ninguém vai comprar.

Além disso, há que se considerar a questão do espaço. Apartamentos compactos nem sempre possuem área de manobra para se instalar um móvel a mais, ainda que útil.

Claro que tudo isso passou pela cabeça de nossos valorosos designers de interiores e o resultado é que, se procurar, você encontra uma sapateira para colocar na entrada do seu apê praticamente sob medida (e até isso). Ao menos, terá à disposição um monte de ideias pipocando na web para inspirar na feitura da sua própria solução (modo DIY ativado!).

Entreposto de calçados

Antes de seguir adiante, é necessário observar que a sapateira, quando usada na entrada do apartamento, não precisa ser um móvel de grandes dimensões. Isso porque sua função não é abrigar todos os calçados que houver na casa. Nada disso.

Melhor pensarmos na sapateira para a entrada do apartamento como um entreposto onde depositaremos somente os pares ora descalçados. Ou aqueles de uso mais diário (tipo o velho All-Star que parece não desgrudar de nossos pés). Em outro momento, esses mesmos calçados devem ser deslocados para um lugar mais definitivo (o closet, digamos).

Portanto, não pense que terá de arranjar um trambolho para cumprir essa função, mesmo que o imóvel possua um hall de entrada relativamente amplo. Nesse caso, uma maneira interessante de lidar com a questão é acrescentar ao projeto, além da sapateira, cabides para pendurar objetos como bolsas e casacos, o que certamente dará praticidade ao dia a dia.

Do móvel planejado à solução caseira

Como toda tendência que se preza, a sapateira para entrada do apartamento possui uma infinidade de encarnações. Faça o teste: dê uma pesquisada na web. No Pinterest, por exemplo, existem dezenas de modelos para inspirar, do planejado a soluções que passam um pouco pelo improviso.

O que vai determinar a mais adequada? O estilo decorativo de seu ambiente. Uma decoração de inspiração rústica, por exemplo, abre caminho para alternativas sustentáveis, como, por exemplo, o aproveitamento de caixotes de madeira como nichos para os sapatos.

A instalação de prateleiras na parede vizinha à porta também pode resultar em uma solução simples e prática. Porém, ainda mais funcional é adquirir um modelo com maior mobilidade, como uns dos tantos que se encontram por aí. Além do espaço destinado aos sapatos, alguns são equipados com acento, para que você possa descalçá-los com facilidade, ou aparador, para o caso de depositar outros objetos trazidos da rua.

Enfim, não importa se a sua sapateira na entrada do apartamento foi projetada sob medida, se foi improvisada a partir de um lampejo criativo ou se saiu de um catálogo de mobiliário padrão. O que interessa é que esse móvel tem uma razão de ser importante. E mesmo que não se possa concluir com precisão o quanto o hábito de andar calçado dentro de casa é prejudicial à saúde, essa mudança de atitude certamente contribuirá para manter sua casa limpa, o que já vale muito a pena.

Encerramos por aqui, na expectativa de que o conteúdo de hoje seja inspirador — afinal, acomodar nosso ambiente a novas demandas sempre é um incremento de qualidade de vida. Outras ações, porém, correm mais no campo da satisfação pessoal, mas não deixam de ser desejáveis. Como quando pensamos em adaptar a sala para criar ali um cantinho do bar. Já pensou nessa possibilidade? Pois essa é outra tendência de decoração super em alta. Se quiser saber como aderir, não deixe de conferir este post. Nele, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, boa leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.